terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fiéis se unem para construir igreja do Sagrado Coração de Jesus

Comunidade está sendo chamada para ajudar na construção da nova igreja que suportará até 500 pessoas sentadas. Fiéis podem ajudar doando cimento, areia, tijolos e principalmente valores em dinheiro

Denis Pereira
Voz da Notícia


A Igreja do Sagrado Coração de Jesus surgiu por volta de 1985. Na época tinha a frente o saudoso e inesquecível padre Wallace Campos Ferreira que incentivou muito as comunidades. O trabalho foi iniciado nos bairros Santa Inês e Santa Edwirges, onde um terreno foi adquirido e construído um Centro Pastoral, o que o povo na época chamada de Casa da Comunidade. No local eram realizados reuniões, encontros e as missas. Depois vieram os padres José Jorge e José Marcos. Depois veio o padre João Batista que improvisou o auditório do Centro para as celebrações que foi transformado em capela, local que até hoje é usado para as missas que são realizadas na comunidade. Os moradores não perderam o espaço, mas, todas as pastorais ou comunidades podem usar do espaço, que transformou se em Centro Catequético.
Quando padre Vânis Vieira da Cunha chegou em Três Pontas em 2007 para administrar a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no primeiro momento percebeu que o local é pequeno. Quando celebra na igreja, muitas pessoas ficam do lado de fora por falta de espaço. “Um dia conversando com um membro do Conselho Administrativo, comentei com ele que precisávamos construir uma igreja. E as coisas foram caminhando de tal forma que na semana seguinte, esta mesma pessoa chegou até mim e me falou da venda de três terrenos que estavam a venda, na Rua Dr. Carvalho de Mendonça combinamos a compra da área e fechamos o negócio, detalhou padre Vânis. Ele conta que adquiriu o terreno motivado que é preciso que a paróquia seja beneficiada com o Centro Pastoral e a comunidade de um espaço que seja seu.
Depois de fechado o negócio dos três terrenos, outro nos fundos apareceu e também foi adquirido. A compra aconteceu em maio de 2007 e a grande preocupação do padre era como pagar os R$30 mil dos três primeiros lotes. “Perdi noites de sono, nunca tinha administrado uma paróquia antes e tinha pouca experiência”, revelou padre Vânis. Quando foi para efetuar o pagamento, na conta da paróquia havia o dinheiro suficiente para as despesas da paróquia e quase todo o dinheiro dos terrenos. O religioso afirma que esta foi uma providência do Coração de Jesus e que não foi fácil iniciar a construção que na verdade começou em 2007, mas, só agora a obra começar a aparecer, mas, existe o sistema burocrático que envolve tempo e muito dinheiro.
A nave da igreja do Sagrado Coração de Jesus, possuirá 595 metros de construção e terá capacidade para 500 pessoas sentadas. Se a Diocese da Campanha designar um vigário paroquial mais missas deverão acontecer nesta igreja, que ficará mais centralizada aumentando o número de fiéis que participam da vida da comunidade. “As famílias tem demonstrado generosidade. Quando a gente está construindo a base, muitas pessoas levaram o que tinham em casa, e o que podiam oferecer como - meia ou uma lata de brita. Tudo que foi doado foi colocado na obra. Chegaram pedras que não estavam sendo utilizadas, mas, fizemos questão de usar pois, a partir do momento que o povo doa, essa doação se torna sagrada”, considera.
Quem quiser e poder ajudar, pode enviar, cimento, areia, tijolos e principalmente valores em dinheiro, contribuir financeiramente. Não existe uma quantia estipulada e tudo que as pessoas puderem doar será aplicado na edificação desta nova Casa de Deus.
A idéia é depois que as paredes forem erguidas e o telhado seja colocado, a comunidade já deva celebrar missas no local. Espera se que em dois ou três anos ela esteja toda pronta.

Nenhum comentário: