segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ônibus que se envolveu em acidente na zona rural de Três Pontas é retirado de represa e estava super lotado

* Demorou quatro horas para que o veículo fosse retirado. Objetos pessoais, calçados e materiais esportivos foram encontrados. Corpo de Bombeiros fez novas buscas mais nada encontrou

Denis Pereira
Voz da Notícia

O ônibus que caiu em uma represa na tarde deste domingo (23) foi retirado depois de quatro horas de muito trabalho nesta segunda-feira em Três Pontas. O veículo que levava 55 pessoas, para um jogo de futebol na Comunidade das Esmeraldas perdeu o controle da direção e caiu em uma represa, depois que o motorista foi desviar de um buraco, numa estrada bastante estreita na Fazenda Porteira de Tábua. Quatro pessoas morreram – a garotinha Brenda Pires Florisbela de 08 anos, Adriano de Paula, 28, Gustavo Junior da Silva, 19, Antônio Carlos Barbara de 36 anos - todos sepultados durante a manhã desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Civil, outras cinco pessoas tiveram ferimentos no acidente com o ônibus. O menino Richard Lemes de Paula, de 7 anos, está internado no Hospital São Francisco de Assis e o quadro dele é considerado estável. O garoto teve água infiltrada nos pulmões, mas não corre risco de morte.

Investigações - motorista foi já foi ouvido
Ainda na noite de domingo, o motorista foi levado pela Polícia Militar até a Delegacia, mas, prestou depoimento somente na manhã desta segunda-feira e foi liberado. Itamar Saturnino, de 37 anos, confirmou a versão dada pelos passageiros de foi desviar de um buraco e acabou entrando na represa, onde o ônibus tombou. As mortes foram causadas por afogamento e não por algum tipo de pancada que as vítimas pudesse sofrer com a queda do veículo. Segundo o delegado Roberto Alves Barbosa Júnior, o motorista possui habilitação para dirigir o veículo e a documentação estava em dia. No entanto, algumas irregularidades como excesso de passageiros e falta de uma lista com todos os ocupantes, foram constatadas. A capacidade era para transportar 50 pessoas, o que foge da determinação do Código Brasileiro de Trânsito.
Para à polícia, o motorista disse que fazia o trajeto com frequência. Na época da colheita do café, transporta trabalhadores rurais. Segundo o perito Walter Damasceno, o veículo ainda será periciado para verificar se houve falha mecânica.
O delegado Roberto Júnior aproveitou para orientar quem transporta passageiros em vans, microônibus e ônibus, nas estradas vicinais ou rodovias é preciso fazer uma lista como todos os ocupantes e estar em poder do condutor. Nela é preciso constar o número da Carteira de Identidade, para fim de fiscalização. “Se esta lista existisse, seria muito mais fácil e rápido saber o número exato de passageiros,” disse. Segundo o delegado, Itamar Saturnino responderá por homicídio culposo (quando não há intenção de matar)e lesão corporal.

Nenhum comentário: