terça-feira, 15 de março de 2011

Agente regional do Luz para Todos, afirma que ainda existem muitas famílias sem energia elétrica

*Programa de cunho social, foi criado pela então ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff, hoje a presidente do Brasil

Denis Pereira
Voz da Notícia

O Programa Luz para Todos, foi lançado pelo Governo Federal em novembro de 2003, com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. Sua meta é levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural. Com este objetivo é que o agente regional do programa Hélio Pimenta, está em Três Pontas nesta terça-feira (15). De manhã visitou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater - MG. Agora a tarde vai aos assentamentos de Crédito Fundiário e comunidades quilombolas, como o Quilombo Nossa Senhora do Rosário e outras. Na visita em loco, é verificada a questão da eletrificação se já existe casa e não possui energia. Constatado a falta, é feito o encaminhamento da documentação para a disponibilização do serviço. “Se tem a comunidade mas, não tem casa não tem como trazer o benefício”, afirma Pimenta.

Ele disse ainda que o programa em Minas Gerais está em ritmo mais lento, se comparado a outros estados, dada a questões políticas. O Governo Federal trabalha para que a segunda etapa do programa que termina em abril, possa alcançar a sua meta de 20 mil ligações.
O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.
Por isso, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar.  Ao
lado do Bolsa Família, o Luz para Todos, é uma das grandes bandeiras do governo petista, criado pela então ministra Dilma Rousseff (PT), hoje presidente.
“Hoje ele é também um grande programa social, para impedir que as pessoas migrem para a cidade. A função do programa é assentar pessoas no campo”.

Hélio Pimenta visitou nesta manhã de terça-feira o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Pontas, Vicente José da Silva. Na foto, o assessor parlamentar do deputado Federal Odair Cunha (PT), Wellington Botrel, o presidente do Sindicato Vicente José da Silva  e o agente do programa Hélio Pimenta.

Nenhum comentário: