quinta-feira, 10 de março de 2011

CÂMARA: Em reunião vereadores aprovam requerimentos e projeto das piscinas




* Público teve que esperar acabar reunião de última hora dos vereadores com assessor de Clésio Andrade, para começar a sessão da Câmara as 18:52 minutos


Denis Pereira
Voz da Notícia

Os vereadores se reuniram na noite desta quinta-feira (10) para mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas. Com as festividades do Carnaval, a reunião foi marcada para esta noite, com um público formado por servidores públicos municipal e, principalmente funcionários da educação.

Os legisladores não esperavam que tivessem duas reuniões, uma com o Assessor Parlamentar do Senador Clésio Andrade (PR), Luis Antônio Campos Diniz “Baratinha” e a outra aberta ao público no Plenário Presidente Tancredo Neves. A primeira, que começou as 18:35 de portas fechadas na sala de reuniões da Casa, atrasou a sessão e o assunto, segundo alguns vereadores foi um pedido de desculpas da prefeita Luciana Mendonça (PR) aos vereadores na qual ela teria sido dura demais. Mas o fato, é que depois do encontro ninguém falou sobre a investigação do Ministério Público, sobre a Festa do Peão de 2009, na qual o órgão constatou irregularidades.
Enquanto isso, o público esperou por cerca de 10 minutos a reunião secreta terminar.

Na ordem do dia, apenas três requerimentos do vereador José Henrique Portugal (PMDB). Todos pedem providências quanto à infra-estrutura no município, como: urbanização e revitalização ambiental no trevo de saída para Santana da Vargem, limpeza de terreno baldio na Rua Dr. Carvalho de Mendonça e pedido de coleta de lixo na rodovia MG 167, no Centro de Treinamentos Giro Forte. Os dois primeiros foram aprovados. O último foi rejeitado pela maioria.

O vereador Sérgio Silva (PPS) seguiu a mesma linha das outras reuniões. Novamente se absteve do voto e fez a mesma colocação, que enquanto não forem enviados documentos – como cópias de empenhos e a prestação de contas da Festa do Peão de 2010, que foram aprovados pela Câmara e até hoje não foram enviados para análise.
Luis Carlos da Silva (PPS), falou da boa intenção do colega de vereança, mais é preciso uma lei que obrigue os donos dos terrenos a limpá-los, por isso, votaria contrário. Portugal respondeu que é de competência de cada legislador, assessorar o Executivo e buscar resolver as demandas de moradores que necessitam de ajuda. Os dois iniciaram um pequeno debate, mais logo foi acalmado.

O vereador Antônio Carlos de Lima (PR) pediu a entrada do projeto de lei das piscinas que é esperado a dias, por moradores que se sentem prejudicados quanto ao barulho gerado por festas em piscinas e áreas de locais de lazer.

Com a aprovação do plenário, os vereadores debateram o projeto de lei que altera artigos da lei de 1983. As mudanças são que as piscinas e áreas de lazer para aluguel terão que ter alvará de licença para funcionamento, bem como ferros-velhos, supermercados, açougues, padarias, confeitarias, leiterias, cafés, bares, restaurantes, hotéis, pensões e outros estabelecimentos do gênero, com visita da Vigilância Sanitária, conjuntamente como a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, quando necessário. As piscinas e áreas de lazer para aluguel poderão funcionar todos os dias das 8 da manhã às 10 da noite.

Apesar dos vereadores demonstrarem serem favoráveis a alteração na lei, Sérgio Silva lamenta porque com a aprovação do projeto necessita de fiscal o que a prefeitura não tem. “Tenho saudades do ex-comandante da PM Capitão Marcos que tratou com rigor fiscalizando piscinas e áreas de lazer”, afirmou o vice-presidente. Ele ainda disse que espera muito do novo comandante Capitão Ricardo, desejando a ele, sucesso na empreitada.
Luis Carlos da Silva disse que o município tem apenas um fiscal. Sérgio respondeu que não, que o único que tinha está cedido a Delegacia.

O projeto foi aprovado, com a abstenção do vereador Geraldo Alves Lopes (PMDB) que justificou que não tinha conhecimento da proposta, mesmo ela estando na Casa desde 27 de janeiro e sofrer alguns desmembramentos. A proposta inicial envolvia outras mudanças polêmicas.

Na próxima semana, os vereadores voltam a se reunir na segunda-feira (14) às 18:30.

REPORTAGEM EM AÚDIO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA VOCÊ
OUVIR NA RÁDIO POSITIVA

2 comentários:

Sergio Silva disse...

Parabens a todos da Equipe Positiva pela eficiência e rapidez nas informações. Gostaria de esclarecer que quando disse que tenho saudades do capitão Marcos por algumas atitudes disse tambem que tenho confiança no trabalho do novo comandante o Capitão Ricardo que conhece, e bem, os problemas de nosso Municipio. Aproveito tambem p/ parabenizar o Capitão Ricardo e toda a sua equipe pelo trabalho e pela grande estrutura montada para o carnaval.

Anônimo disse...

E EU QUERO SABER DO REAJUSTE E DA REFORMA ADMINISTRATIVA DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E QUE ESTÃO AGONIZANDO COM SEU MÍSEROS SALÁRIOS. CADÊ NOSSOS REPRESENTANTES NA CÂMARA?????????