segunda-feira, 14 de março de 2011

Em reunião que começou atrasada, depois interrompida por apagão, CÂMARA aprova moção de aplausos à EQUIPE POSITIVA

Um bom público acompanhou a sessão da Câmara desta segunda-feira, interrompida quando o vereador Sérgio Silva, falava da importância da cobertura da Equipe Positiva aos notícias de Três Pontas, inclusive das reuniões do Poder Legislativo



Denis Pereira
Voz da Notícia

A sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira (14) foi dividida em duas partes. Não por conta dos vereadores, mas, sim por causa de um apagão que atingiu toda a cidade e interrompeu o encontro semanal dos legisladores.

A reunião começou com cerca de 15 minutos de atraso, mesmo assim o público aguardou para acompanhar a votação de dois requerimentos do vereador José Henrique Portugal (PMDB) e uma moção de aplausos à Equipe Positiva.

Os requerimentos aprovados se referem ao Ribeirão Candongas; solicitando a construção de um corrimão na Rua Frederico Meimberg, no bairro Antônio de Brito, uma vez que a calçada que corta o ribeirão é estreita e pode haver queda de pessoas; e requisitando ao Executivo que envie os documentos referentes às obras de construção de taludes no Ribeirão Candongas, pois a obra terminada há pouco tempo apresenta rachaduras e está escorada por madeiras.
Ao contrário de outras sessões, as discussões foram menores e os requerimentos aprovados pela maioria.

O vereador José Henrique Portugal pediu ao plenário a entrada do projeto 019, de 24 de fevereiro, que altera no Código Tributário Municipal, o desconto no IPTU de 10% para 25%. Alguns vereadores pediram que o item fosse melhor analisado e por isso, não entrou na ordem do dia.

Ainda na pauta, os vereadores votaram uma moção de aplausos de iniciativa do vereador Sérgio Eugênio Silva (PPS), (foto) à EQUIPE POSITIVA. O autor justifica, que “o blog vem se destacando como importante instrumento de informação e utilidade pública, ressaltando sua grande contribuição à democracia, especialmente nas informações e no elo entre as ações do Poder Público e o cidadão, divulgando os fatos marcantes do município de Três Pontas e região praticamente em tempo real. Enfatizamos a importância deste veículo de comunicação por disponibilizar informações que podem ser acessadas em qualquer lugar do mundo, principalmente nos dias atuais em que a internet deixou de ser luxo e passou a ter caráter de necessidade e que as informações mudam de instante em instante. Assim, diante do exposto proponho a mesa, ouvindo o plenário nos termos regimentais, faça constar dos anais desta Casa, os votos de aplausos requeridos à Equipe Positiva pelo excelente trabalho desenvolvido pelo blog, que vem se tornando o mais influente instrumento de informação de nossa cidade, primando pela ética, imparcialidade e respeito aos leitores”, consta na ementa.

Alguns vereadores se manifestaram a favor da homenagem e todos votaram favoráveis. Ao que foi aberta a discussão da moção, a energia acabou e um apagão que atingiu toda a cidade. Pedia o apoio dos colegas, o vereador Sérgio Silva na hora do blecaute. Depois de 10 minutos, com a energia restabelecida, defendeu os mantenedores do blog, Silvano Alves e Denis Pereira e disse que várias pessoas de outros estados brasileiros tem acompanhado o trabalho e fazendo elogios, da forma com que as reportagens são elaboradas. 
José Henrique Portugal aplaudiu o colega vereador pela iniciativa e afirma que desde que ocupava a presidência da Câmara, vários projetos importantes do Executivo e Legislativo não ganharam divulgação. E são poucos os veículos que fazem cobertura da Casa. “Eles trouxeram para Três Pontas, um divisor de água, antes e depois da Equipe Positiva”, afirmou Portugal.
O secretário da mesa, o vereador Érik dos Reis Roberto (PRP), afirma que a Equipe Positiva, faz um jornalismo dinâmico que vem de encontro com a população, sem politicagem e com imparcialidade.
O presidente Sebastião Pacífico (PR) seguiu a mesma linha e disse que fazemos um trabalho positivo. Alessandra Sudério (PPS), parabenizou o amigo e espera que continue levando a população os serviços prestados pela Câmara.
Para apurar a votação que é secreta, neste caso, foram chamados os vereadores José Henrique e Alessandra (foto). Não votou, Catarina do Nascimento (PR) que teve que deixar a sessão por questões de saúde.

Vereadores lembram a morte de Glimaldo
Os vereadores do PMDB, partido do ex-prefeito Dr. Glimaldo Paiva lembraram os dois anos de sua morte. Geraldo Alves Lopes, disse que o médico deixou grande saudade e que se estivesse vivo, a situação da cidade não estaria como está.
Já José Henrique Portugal, se referiu ao ex-prefeito como grande amigo e companheiro. E lamentou que a placa que indica seu nome na estrada Três Pontas/Pontalete ainda não foi colocada no local. “Ele serviu apenas para pedir votos durante a campanha”, lamentou o peemedebista.

Vereadores deixam plenário vazio

Nesta foto, na mesa principal o presidente Sebastião, o secretário Érik, o vice Sérgio Silva, discursa, observado por Portugal no canto direito

Durante o grande expediente, (espaço que os vereadores tem para se manifestar sobre o que quiserem), o Plenário Presidente Tancredo Neves ficou praticamente vazio. Alguns conversavam na ante sala do plenário, outros em seus gabinetes no corredor da Casa.
José Henrique Portugal inscrito para falar, inicialmente disse que por falta de córum, 6 vereadores, e em forma de protesto não pronunciaria mais, por achar ser um desrespeito com todos. Só estavam em seus lugares, Portugal e José Henrique. Depois voltaram, Geraldo Alves que justificou que só foi ao banheiro, Érik dos Reis, Sergio Silva e Antônio Carlos de Lima (PR). Com a volta deles, José Henrique voltou atrás e discursou normalmente. Sérgio justificou que os colegas já haviam cumprido seus deveres, a pauta de votação e que haviam saído por causa de compromissos assumidos.
Atualizado a 00:18

Nenhum comentário: