terça-feira, 26 de abril de 2011

Médicos do Hospital de Três Pontas entram de greve e só atendem urgências e emergências


* Serviços estão funcionando em plantão de 12 horas. Cirurgias eletivas marcadas estão canceladas e só serão feitas quando os médicos receberem os salários de janeiro, fevereiro e março

Denis Pereira
Voz da Notícia

Os médicos que trabalham na Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis de Três Pontas, estão desde segunda-feira (25) trabalhando em regime de plantão. A decisão foi a única maneira encontrada para pressionar a direção do hospital a quitar os salários atrasados desde janeiro, quando eles receberam apenas 70% do valor devido. De lá para cá, nos meses de fevereiro e março, nenhum pagamento foi feito aos profissionais das áreas de pediatria, obstetrícia, anestesia, fisioterapia e da UTI.
Cerca de 30 profissionais já estão desde o ano passado expondo a situação à direção, porém sem sucesso. A pelo menos 30 dias, o grupo decidiu parar as atividades e estão trabalhando na legalização do ato. Ministério Público, Associação Médica, Delegacia de Polícia, Secretaria Municipal de Saúde e a prefeita Luciana Mendonça foram notificados da decisão e já estão cientes.

O médico anestesista Antônio Carlos Cassiano, recebeu a imprensa na manhã desta terça-feira (26) no próprio hospital e deu detalhes de como estão funcionando os serviços, sem prejudicar a população.
As cirurgias eletivas já marcadas, tanto através do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e convênios estão suspensas por tempo indeterminado. Só passarão por procedimentos os casos de urgência e emergência.
Por enquanto a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está funcionando normalmente, porém nos próximos dias o atendimento deve ser diminuído a 30%, ou seja dos 10 leitos, apenas três estarão disponíveis, sempre com um plantonista.
O mesmo caso, dos setores de anestesia, obstetrícia e pediatria. Os médicos se dividirão em plantões de 12 horas por tempo indeterminado, até que a situação seja resolvida.

Dr. Cassiano explica que os médicos trabalham através apenas de um contrato verbal e não existe nenhum documento assinado, há pelo menos 8 anos. “Nós não recebemos nenhum benefício como 13º salário ou férias. Temos o compromisso, mas a direção do hospital não está honrando seus compromissos conosco”, afirma o profissional.
Segundo ele, quando chega o dia do pagamento, todo dia 20 de cada mês ninguém fala nada, sem vai pagar ou não, sem satisfação os médicos recebem. O anestesia acusa ainda a direção do hospital de explicar a situação ou pelo menos tentar negociar. Eles reconhecem que o repasse feito é pequeno porém só tem a informação de que o dinheiro está para chegar e que a direção está buscando ajuda com políticos para honrar os compromissos da Santa Casa.  

O administrador geral Rogério Abreu disse a nossa equipe que vai aguardar a veiculação da reportagem, para se reunir com o Conselho de Administração da Santa Casa para depois se pronunciar sobre o assunto, o que deve acontecer somente no início da próxima semana.

Os médicos anestesistas Antônio Cassiano e Márcio Mudrik explicam que situação está insustentável.
Esta foi a única maneira encontrada para receberem seus salários vencidos desde janeiro


10 comentários:

Anônimo disse...

MAS ERA SÓ O QUE FALTAVA PARA COMPLETAR O QUADRO DE NOTÍCIAS LASTIMÁVEIS EM T.PONTAS....QUE ZICA HEIM?

adolfoconc disse...

concordo com o anomimo nesta administraçao so temos noticias ruins que coisa horrorosa só deus para ter pena dos trespontanos

tonho disse...

ja que a eptv tb é culpada do que aqui acontece chame ela para noticiar o que esta acontecendo com o hospital e com os srs medicos

Anônimo disse...

Parece que agora o dinheiro que o hospital devolveu para a prefeitura esta fazendo falta.onde estão os vereadores para tomarem providencias em mais esta denuncia do promotor?

Anônimo disse...

Acho sinceramente que a população precisa olhar o que está acontecendo... será que os repasses da prefeitura estão sendo feitos? Será que o poder público está olhando por nossa saúde conforme se anuncia? E a prefeita... o que tem feito? Sei que a administração da Santa Casa tem sido alvo de muitas críticas e acusações. Mas acho que a gente devia parar para pensar: se o repasse do SUS é tão pequeno (isso que se houve nos jornais) como a administração tem feito mal uso se o hospital está cada vez melhor? Acho que temos então uma administração que faz milagres.

francisco disse...

srs.medicos chame a eptv e alterosa quero ver se da resultado pois ela fala mau das duas tv

Anônimo disse...

A ADMINISTRAÇÃO FAZ MILAGRES COM A TURMA DA PREFEITA.PQ QUE O SR.MARCELO SOUSA SANTOS ESTÁ SOLTO,SE É UM ESPERTO PARA O LADO QUE CONVÉM.OS VERADORES JÁ ESQUECERAM DA OPERAÇÃO CONTO DO VIGÁRIO...VAMOS..APUREM TUDO..PQ A MAIORIA É DE COVARDES E INTERESSEIROS...MAS 2.012 VEM AÍ...

Anônimo disse...

ANTES DE PEDIR AUMENTO, DEVERIAM APRENDER A TRATAR OS FUNCIONÁRIOS COM DIGNIDADE... A FALTA DE EDUCAÇÀO CONTRA OS FUNCIONÁRIOS É ABSURDO... NÉ CASSIANO... E O PIOR É SÓ COM MULHERES!!! GRITA COM HOMEM... TALVEZ VC TENHA UMA RESPOSTA A ALTURA DA SUA EDUCAÇÃO!!

BETTINHA disse...

CONCORDO COM O ANÔNIMO:O SUJEITO VEM DE FORA,,FAZ A VIDA,GANHA UMA FORTUNA E AINDA POR CIMA SEM EDUCAÇÃO...DIGO E REPITO, SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRE ..SEM CONTAR O TANTO QUE A POPULAÇÃO AJUDA O HOSPITAL.TRÊS PONTAS É UMA MÁ MÃE E BOA MADRASTA,JÁ DIZ O DITADO!!!NINGUEM DAQUI E VALORIZADO, AINDA M AIS O FUINCIONÁRIO PÚBLICO,POIS CERTAMENTE,TEM ÓTIMOS PROFISSIONAIS.

Anônimo disse...

GENTE ISSO É UM ABSURDO,E QUEM LEVA SEMPRE É A POPULAÇÃO...TRES PONTAS ME DESANIMA!!!!!