terça-feira, 3 de maio de 2011

Moradores de Condomínio Serra Verde, reclamam de falta de manutenção na estrada

O empresário José Urbano já tentou diversas vezes que a prefeitura fizesse a melhoria. Porém se não fosse por iniciativa dos próprios moradores a situação seria caótica. Eles não querem mais bancar tudo sozinhos

Denis Pereira
Voz da Notícia
 

Um lugar exuberante, cheio de verde, ar puro e água de Furnas, muita água. Este é o Condomínio Serra Verde entre Três Pontas/Varginha no km 24 da MG 167. O empresário José Urbano Miranda com seu empreendedorismo construiu um condomínio fechado chamado de Condomínio Serra Verde, com várias chácaras, sendo que 64 das 164 já estão vendidas. O que vem trazendo muito movimento para o local, principalmente nos feriados e fins de semana.
Porém nem tudo é maravilha, a condição da estrada vicinal de apenas 4,5 km é complicada e, só não está pior por que os condominários é que pagam desde o início da venda dos lotes, a manutenção das estradas. Porém eles querem colocar um ponto final em manterem o trecho sozinhos, buscam parcerias com a Prefeitura que deveria fazer todo o serviço, já que todos estão com seus impostos em dia. Eles sabem e não escondem que todos devem ajudar, mas não vem conseguindo o apoio do Poder Público. Alem disso, houve promessas de outros prefeitos, que passaram pelo comando da cidade que tinham boa vontade na hora de conversar, mais ação efetiva de executar nenhuma, até hoje.

José Urbano, que hoje é o síndico do condomínio já tentou de tudo. Em julho 2009 participou de um encontro no Centro Cultural Milton Nascimento do lançamento do Programa “Novos Caminhos, um Novo Futuro”, que trata da melhoria das estradas vicinais. A iniciativa na época até ganhou adesão do Governo do Estado e iniciaria no trecho entre o Centro de Distribuição da Giro Forte à Fazenda Furtados. Urbano, solicitou que depois deste trecho, as atenções fossem voltadas a um dos mais importantes pontos turísticos do município, porém a idéia ficou apenas no papel e na conversa. Nem a primeira etapa aconteceu.

Logo depois do lançamento do programa, um ofício foi enviado a prefeita Luciana Ferreira Mendonça em junho de 2009, justificando a necessidade da infra-estrutura no Serra Verde. O setor de Protocolo Geral, recebeu o documento da Estrela Empreendimentos Ltda. em 18 de junho as 13:26 minutos, com o número 03088, alertando também sobre a importância da via para agricultores e pecuaristas que seriam beneficiados e a importância turística para o município.

Em resposta, José Urbano recebeu um ofício de número 437/2009, do gabinete da prefeita respondendo de forma não convincente sobre o pedido. No texto, a Luciana afirma somente que, “no mês de julho de 2009, haveria uma reunião com o então vice-governador Anastasia e com o secretário de Estado de Agricultura Gilman Viana para a exposição do projeto e após este encontro seria agendado com os munícipes interessados a fim de verificar a possibilidade de melhor atendê-los”.

Mostrando à nossa equipe de reportagem o local, o empresário conta que o movimento na estrada é grande e o trecho do Lago de Furnas é muito procurado para os esportes náuticos e embarcações. “Que venham 30 moradores que sempre trazem de 3 ou 4 convidados, já se tem de 150 a 200 pessoas. Todo mundo vive através do turismo e, por causa da grande quantidade de recursos que ele traz aos municípios é preciso dar mais atenção para o assunto”, diz ele em entrevista.

Ele acredita que o investimento para a prefeitura é barato, ainda mais se dividir os custos com os moradores. A empresa de Christian Costa Lucinda que tem o Condomínio Vila d’Água  na mesma região e precisa da mesma estrada está disposto a ser parceiro na ação. “Todos nós juntos, distribuindo 33% do investimento para cada um, é possível fazer uma boa estrada, com leito, galeria e canalizar as águas pluviais, leito e sub-leito”, garante o síndico.



Nenhum comentário: