OUÇA ESTA ENTREVISTA QUE TAMBÉM ESTÁ NO AR PELA RÁDIO POSITIVA NO PROGRAMA
SILVANO ALVES
Só na sexta-feira, foram apreendidos: um quadriciclo, uma mobylete, duas motos, 5 bicicletas motorizadas e um carro
Denis Pereira
Voz da Notícia
Motivada por denúncias e dezenas de reclamações, os homens da 151ª Cia. de Polícia Militar de Três Pontas montaram uma mega operação denominada Tolerância Zero, desencadeada em diversos pontos da cidade na última sexta, sábado e domingo, dias 06, 07 e 08 de maio. O ponto alto foi a apreensão de diversas bicicletas motorizadas que segundo a PM não respeitam a legislação de trânsito, como não possuir a CNH, por exemplo.
Segundo o balanço apresentado pelo comandante da PM Capitão Ricardo Francisco Gomes de Carvalho, somente na sexta-feira foram apreendidos 5 ciclomotores (bicicletas motorizadas), 1 quadriciclo, 1 mobylete, duas motos e um carro por falta de CNH e documentos de porte obrigatório. A noite de sexta-feira foi encerrada com uma Batida Policial nas lojas de conveniência dos postos de gasolina, os quais tem gerado aglomerações de pessoas. A população tem denunciado a prática de tráfico de drogas, prostituição infantil, além da perturbação do sossego e o perigo das pessoas fumarem próximos das bombas de combustíveis.
ENTREVISTA
Inicialmente capitão o porque desta operação?
Esta operação realizada em toda a cidade, incluindo centro, bairro e ruas de maior fluxo, foi motivada em pois percebemos uma grande número destas bicicletas motorizadas circulando nas vias de Três Pontas, a maioria menores de idade e vemos que a forma de condução destes veículos, está sendo bastante irresponsável, com correria, transitando em cima de calçadas e praças e causando risco a diversas pessoas e aos próprios condutores. Tivemos um grande número de reclamações da população e nós percebemos que era legítimo e necessitaria de uma operação para remover estes veículos que estivessem em desacordo com a legislação de trânsito a fim de dar maior tranqüilidade à população.
Quais as regras então para se conduzir uma bicicleta de habilitação?
As bicicletas motorizadas, elétricas ou ciclo elétricas, são veículos automotores. E precisam da Carteira Nacional de Habilitação categoria A, correspondente a habilitação de motos. E também os veículos precisam ter diversos equipamentos obrigatórios, o que percebemos é que ninguém usava deles. Fizemos a apreensão de várias bicicletas e vamos continuar até não ter nenhuma circulando na cidade.
Qual a reação das pessoas ao serem informadas que a bicicleta seria apreendida?
Eles ficavam pedindo para que não fosse apreendida, porém quando a gente dizia que realmente iria ser feita a remoção, não houve nenhuma resistência. Das bicicletas motorizadas tivemos 5 ciclomotores, além de outros veículos que também apreendidos.
Os donos das bicicletas também foram multados?
É cabível a aplicação do auto de infração de trânsito, porém como se trata de veículos que não possuem o número de controle do DETRAN, chamado RENAVAM, fica difícil para o policial como agente de trânsito fazer a notificação da multa. Fizemos boletins de ocorrências constando todas as irregularidades e encaminhamos ao Delegado de Polícia que é a autoridade de trânsito, para que possa dentro da sua competência aplicar as multas correspondentes.
A maioria dos condutores destes veículos são menores capitão?
Sim, a maioria são os menores. Por serem menores obviamente não são habilitados e não sendo habilitados estão conduzindo o veículo de forma ilegalidade. No caso dos menores nós acionamos os pais e orientamos quanto à impossibilidade de dirigirem este tipo de veículos.
Quais as condições destas bicicletas que foram apreendidas?
Os veículos que foram abordados e recolhidos não apresentaram características de terem sidos adaptados de forma caseira e ou manualmente. Inclusive algumas pessoas questionaram de terem sidas compradas daquela forma e não poderem ser utilizadas no trânsito. Orientamos que as pessoas procurem o PROCON e órgãos de proteção do consumidor para que fosse reclamado. Elas não possuem retrovisores, setas nem faróis, equipamentos obrigatórios dos veículos. Além dos equipamentos de segurança do condutor, como capacete. As bicicletas precisam estar documentadas pelo município, em conformidade com o Código de Trânsito e o condutor possuir habilitação apropriada.
Quem for encontrado dirigindo uma bicicleta será parado e terá o veículo apreendido?
Sim. De agora em diante, durante 24 horas vamos fazer a fiscalização e se for o caso a remoção dos veículos. Os policiais estão orientados no turno de serviço vão fazer esta fiscalização. Optamos por desencadear esta operação na sexta-feira, no sábado e no domingo com maior efetivo policial, porque percebemos que estava ficando insustentável a quantidade de reclamações. Fizemos isto antes que algo grave aconteça, com estes veículos atropelando crianças, idosos ou eles mesmos serem as vítimas.
Além desta operação na sexta-feira, qual o trabalho realizado no sábado e domingo?
No sábado continuamos as operações com batidas policiais nos postos de combustíveis com loja de conveniência e em bares da cidade. Não houve o registro de nenhuma anormalidade, mas, foi muito válida devido a uma maior ostensividade de polícia nas ruas.
No domingo fizemos uma grande fiscalização de trânsito com blitz’s na Avenida Oswaldo Cruz, na Praça Cônego Vitor e em vários corredores de grande fluxo de veículos. Fizemos a remoção de 02 veículos que estavam irregulares e foram lavradas 16 multas, devido a grande quantidade de irregularidades detectadas, provando que as denúncias feitas pela população, de que o trânsito da cidade precisava desta ação.
As multas foram confeccionadas a maioria por causa de falta de CNH, falta do uso do cinto de segurança, motocicleta sem capacete, e estacionamento irregular. Não foi o caso destes dias, mas temos visto também uma grande quantidade de pessoas dirigindo falando ao celular. Está comprovado mais do que cientificamente que celular e direção também não combinam.
PARA COMENTAR ESTA REPORTAGEM, CLICK ABAIXO E DEIXE SUA MENSAGEM



3 comentários:
PARABÉNS PELO BRILHANTE TRABALHO DE NOSSA PM.EU TINHA CERTEZA QUE O CAPITÃO RICARDO TOMARIA PROVIDÊNCIAS.POR FAVOR,CONTINUE COM O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO FEITO NA PÇA DA MATRIZ SENTIDO PERET.SÁBADO ESTAVA UM HORROR.POR FAVOR CAPITÃO,SEI QUE PODEMOS CONTAR COM NOSSA EFICIENTE POLÍCIA MILITAR.
parabens por tirar essas bicilebicicletas com motores a gasolina...mas pessimo por tirarem bicicletas ecologicamente sustentavel, que sao as eletricas...o que pode se cobrar era pelo menos uma idade minima pra andar..e nao tirar a força...
Tambem concordo, deveriam prender só as bicicletas a gasolina, em apreço a esses ecologistas de arake que preferem as eletricas. Pau neles PM, só não usa madeira de lei, porque senão eles vão chiá, dizendo que o cassete não é ecologicamente sustentável.
Postar um comentário