quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vice governador de MG abre a Expocafé junto a diversas lideranças políticas do café


A Cocatrel que completa em 2011, 50 anos de fundação foi homenageada duas vezes durante a solenidade de abertura da Expocafé

* A prefeita Luciana Mendonça, o vice governador Alberto Pinto Coelho e o secretário de Estado de Agricultura Elmiro Nascimento


Denis Pereira
Voz da Notícia

Diversas autoridades estaduais e federais ligadas ao setor cafeeiro participaram na noite desta quarta-feira (15) da abertura oficial da 14ª edição da Expocafé 2011, na Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas.

Todos reafirmaram a força da cafeicultura mineira com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho; do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Alves do Nascimento (Cafeicultor no Cerrado); secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro (Cafeicultor nas Matas de Minas), o deputado federal Diego Andrade (presidente da Frente Parlamentar do Café no Congresso Nacional) e o secretário de Estado de Transportes e Obras, Carlos Melles (Cafeicultor no Sul de Minas). Em seu primeiro dia de exposição, cerca de sete mil pessoas visitaram a maior feira de cafeicultura do mundo.
O presidente da Epamig Antônio Lima Bandeira, lembrou das edições anteriores do evento e do apoio que o Governo de Minas vem dando a Epamig, que nunca recebeu tantos investimentos como agora. Uma nova era que começou a ser vivida com o ex governador Aécio Neves. Mais uma vez, Bandeira afirmou que já está em conversa com a prefeita Luciana Mendonça para organizar a Expocafé da Copa do Mundo.

Para o secretário de Estado de Agricultura Elmiro Nascimento, Minas Gerais se destaca não só em quantidade mais também em qualidade, por isso, o agronegócio representa uma grande fatia do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro. “O governo de Minas está muito empenhado em cada vez mais estruturar a cafeicultura como atividade econômica estratégica para o Estado, com políticas públicas que favoreçam a qualidade de vida do cafeicultor. A Expocafé demonstra nossa força para o país e para o mundo, como maiores produtores de café, com foco crescente na qualidade", afirmou Nascimento.

A prefeita Luciana Mendonça enfatizou os recursos que foram alocados desde o governo Aécio em Três Pontas, de R$ 12 milhões que atualmente estão sendo investidos em diversas obras por toda a cidade, como a construção de um Centro de Pediatria, Postos de Saúde, Centros de Educação Infantil, a estrutura para abrigar o Corpo de Bombeiros, e a revitalização do Distrito de Pontalete, entre outras, anunciou Luciana. A gestora pediu que o vice governador levasse os agradecimentos a Anastasia. E pediu apoio de Alberto, no sentido de liberar recursos para outros empreendimentos aguardados como o asfaltamento Três Pontas/Pontalete e a construção da Terceira Pista entre Três Pontas/Varginha.

O último falar e encerrar a solenidade foi o vice governador Alberto Pinto que disse ter imensa admiração pelos cafeicultores e os chamou de empreendedores do campo. “Reafirmamos a busca de parceria entre os órgãos de governo e as diversas instituições e entidades que representam o setor, voltadas para o desenvolvimento de ações conjuntas para o aprimoramento da produção e agregação de valor ao nosso produto. A integração entre pesquisa, empresas e governo é de fundamental importância para a economia de Minas, líder em produção de café.”
De forma bem cordial, homenagem a Cocatrel que este ano está completando 50 anos de fundação. Ainda lembrou do Festival Música do Mundo que são entre outros, evento que deixa o sul de Minas ainda mais notável do que é.
Visitação começa as 8 da manhã
São mais de 130 expositores, 21 estações na dinâmica de campo, espaço de treinamento para operadores de máquinas, artesanato e um diversificado roteiro para agradar a todos os visitantes. A Expocafé representa um ponto de encontro para diferentes profissionais, de diferentes regiões produtoras, segmentos e visões, trocarem experiências sobre o contexto e o futuro da cafeicultura.     
A 14ª edição da Expocafé foi aberta ao público hoje e vai até sexta-feira as 18 horas. A visitação aos stands começa as 8 da manhã e a entrada é de graça.
Além da exposição de máquinas, os visitantes da feira poderão participar, até a próxima sexta-feira (17), de dinâmicas de campo, nas quais 21 empresas demonstrarão o funcionamento de máquinas nas lavouras da Fazenda da EPAMIG e de treinamento para operadores de máquina. Empresas expositoras apresentarão quatro cursos diários com capacidade para 30 pessoas, com os temas: manutenção preventiva e corretiva de derriçadores de café, de motores de dois tempos e importância da colheita mecanizada nas lavouras cafeeiras.

Audiência Pública
Uma Audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais será realizada nessa quinta-feira (16), de 10h às 13h30, para discutir temas de interesse dos cafeicultores da região, como: Importância da Pesquisa e da Transferência de Tecnologia e Papel das Cooperativas na Sustentabilidade da Cafeicultura do Sul de Minas.
Também serão apresentadas propostas do Governo de Minas para o Fundo Estadual do Café, que entra em vigor no ano que vem. Além dos deputados estaduais, também participará da Audiência Pública o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento.

EMPRESA PARCEIRA DA EQUIPE POSITIVA
A TDI ESTÁ PRESENTE NA EXPOCAFÉ EM TRÊS PONTAS

Nenhum comentário: