quinta-feira, 9 de junho de 2011

CÂMARA: Audiência Pública da LDO 2012 acolhe sugestões coletivas

A melhor maneira de atender as prioridades dentro do município é ouvir o cidadão. Este foi o propósito da Audiência Pública que acolheu sugestões populares para a elaboração do Projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias para 2012, a LDO. O encontro realizado no Plenário da Câmara reuniu representantes da sociedade civil organizada, como associações de moradores, entidades filantrópicas e de outros segmentos.


Convocada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, a audiência alcançou com mérito seus objetivos. Já no início, os vereadores Antônio do Lázaro, presidente da Comissão, Luis Carlos da Silva e José Darcy, membros, ocuparam a mesa principal. Sebastião Pacífico, Sérgio Silva e secretários municipais ocuparam a bancada.
A reunião serviu como tribuna livre para os participantes. Um a um, expuseram reivindicações, sempre em nome da comunidade que representam. Apesar da alternância de poder na liderança destas associações, o interesse em otimizar a estrutura nas comunidades é visível ano a ano. Muitos reforçaram pedidos que ainda não foram atendidos no orçamento vigente e agora anseiam pela realização em 2012. Mesmo com centenas de convites distribuídos e faixas em vários pontos da cidade, a participação foi pequena. Ainda assim, a qualidade dos participantes trouxe contentamento aos vereadores presentes e à Comissão de Finanças, Fiscalização e Orçamento, responsável pela consolidação das sugestões vindas da comunidade.
O presidente da Comissão, vereador Antônio Carlos de Lima, abriu a reunião explicando a importância da interação entre o Legislativo e o cidadão, bem como os procedimentos corretos para que as sugestões ali acolhidas fossem incluídas nas Emendas a serem votadas na Câmara. Os convidados receberam formulários próprios para preenchimento e também puderam falar durante a audiência. Depois de colhidas as propostas, a Comissão analisará todas elas e as transformará em Emendas que serão apresentadas juntamente com aquelas já elaboradas pelos próprios parlamentares. Estas, por sua vez, passarão pelo Plenário e devem ser discutidas pelos vereadores e aquelas que forem aprovadas integrarão o projeto a ser enviado ao Executivo para a composição do Orçamento 2012.  

ALGUMAS PROPOSTAS POPULARES

Bairro Ponte Alta: infra-estrutura no trecho que liga a Rua Paraguaçu à Rua Nossa Senhora D’Ajuda, pois está sem calçamento e sem iluminação.
Bairro Cidade Jardim: Asfalto na Rua Bonfim, asfalto e esgoto no Bairro São Francisco I, calçada nos terrenos da Prefeitura e rua da ponte, policiamento, construção de quadra no Bairro Santa Marta, construção de praça, instalação de antena para internet e gramar o campo de futebol já existente na comunidade.
Bairro Alcides Mesquita: ausência de bocas de lobo.
Bairro Santana: asfaltamento da Rua Francisca Pereira Scalioni, colocar mais lixeiras.
Quilombo Nossa Senhora do Rosário: construção de uma quadra coberta na Escola Agrícola e parque infantil para atender as crianças.

Assessoria de Imprensa da Câmara

Nenhum comentário: