A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), organiza Encontro de Inovação nesta sexta (17), às 9h, dentro da Expocafé 2011, que acontece de 14 a 17 de junho, em Três Pontas, Sul de Minas.
Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Polo de Excelência do Café, serão apresentadas seis novas tecnologias para sistemas de irrigação, secagem e melhoramento genético do café.
Empresários, produtores e investidores do segmento podem se inscrever no portal do Simi. Lá os interessados também poderão obter mais informações sobre os benefícios e potencial de mercado dessas tecnologias, além de interagir com os pesquisadores que as desenvolveram.
Tecnologias
Olho digital do café: sistema computacional automatizado que substitui a classificação manual dos grãos de café, reduzindo os custos em função de um processo mais rápido e eficiente. Medidor laser de atividade foliar: mensura o conteúdo de água nas folhas de café, o que auxilia o manejo da irrigação por identificar possíveis restrições na sua absorção. Gasificador de biomassa para secagem de café: reator que permite a geração de ar quente limpo para secagem de café. Reduz o consumo de energia por trabalhar com biomassas derivadas de compostos orgânicos, como tocos de eucalipto ou carvão. Fertilizante organo-mineral - produto biotecnológico à base de fontes orgânicas e inorgânicas naturais: fertilizante biodegradável e atóxico, de larga diversidade nutricional, que supre a demanda e a absorção seletiva pelas plantas, melhorando a qualidade e produtividade dos produtos agrícolas. Soluções biotecnológicas para desmucilagem e tratamento de água residuária do café: tratamento dos grãos de café que reduz a carga poluidora dos produtos gerados pelo processamento úmido. Controlador programável com comunicação sem fio ZIGBEE e inversor de frequência na automação de irrigação em tempo real: determina, em tempo real, a necessidade de irrigação do solo. O inversor pode reduzir em até 19% o consumo de energia.
Simi
O Sistema Mineiro de Inovação é um projeto desenvolvido pelo Governo de Minas, desde 2007, com o objetivo de promover a interação entre agentes de inovação diversos, vinculados a instituições de ensino e pesquisa do setor empresarial e governamental. No portal do Simi, estudantes, pesquisadores e empresários podem participar de uma rede social e trabalhar juntos em propostas de inovação tecnológica. As empresas publicam desafios tecnológicos e estimulam a busca de soluções por parte de pesquisadores e estudantes. Estes, por sua vez, passam a contar com um espaço para divulgar suas pesquisas. A interação entre os agentes incentiva e facilita a criação de novos produtos, que impulsionam o desempenho das empresas no mercado e asseguram o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde o Simi está presente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário