terça-feira, 21 de junho de 2011

Suapi passa a administrar presídio de Três Pontas














Denis Pereira
Voz da Notícia

A administração da cadeia pública de Três Pontas, foi assumida pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), na manhã desta terça-feira (21). A guarda ou custódia dos 97 presos acolhidos no local agora está sob a responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). A função até então era desempenhada pela Polícia Civil, que teve seus policiais liberados para retomar suas funções de investigação. A Polícia Militar que a noite fazia a guarda também foi liberada. São 12 celas, sendo 2 para mulheres e uma para menor. A capacidade do prédio continua sendo para 50 presos, mas, hoje já abriga 97, atendendo o básico para o preso que cumpre pena em Três Pontas. Não virão presos de outras comarcas. A solenidade de entrega foi no próprio prédio da Delegacia e contou com a participação de diversas autoridades municipais.
Com a mudança, a cadeia passa à condição de presídio e a Suapi atinge a marca de 124 unidades prisionais sob sua responsabilidade. A transição é marcada por alterações na rotina da unidade, como a adoção de uniforme obrigatório por parte dos presos e o estabelecimento de novas normas de visitação. Somente terá seu acesso permitido o visitante que se cadastrar na portaria, mediante apresentação de documentos como atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias do RG e CPF.

Benefícios

A intervenção que transformou a cadeia em presídio foi realizada hoje de manhã, pontualmente as 7:00 da manhã. O procedimento foi bastante tranqüilo e não houve nenhum tipo de problema. Os presos receberam corte de cabelo e foram distribuídos kits compostos de uniformes, cobertores, toalhas, escovas de dentes e produtos de higiene pessoal para cada um dos internos. A segurança da unidade prisional passa a ser feita por 35 agentes penitenciários, masculinos e femininos, especialmente treinados para atuar na guarda e escolta de presos. Ao todo, a unidade terá 50 funcionários.

Para o diretor regional da Suapi Leonardo Brocanelli Fagundes a transição fortalece o papel do Estado na garantia da segurança a toda a população. “A mudança traz uma série de vantagens. Melhoria no controle da unidade prisional - em decorrência do aumento do efetivo qualificado para a função, mais segurança para a comunidade - devido ao retorno de policiais civis às ruas e ainda o melhor atendimento às famílias dos presos custodiados - que passa a ser realizada por uma equipe preparada”, enumera. A última ascensão foi da cadeia de Boa Esperança, que abriga cerca de 80 detentos, em oito celas.

Procedimento

A intervenção foi realizada por 70 agentes penitenciários do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote). Os trabalhos foram acompanhados por representantes do Poder Judiciário, da prefeitura e das polícias Civil e Militar.

A direção do Presídio de Três Pontas foi assumida por Washington Fonseca Borges que contou que todos os detentos terão atendimento jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias, com cardápio supervisionado por nutricionista. Porém, ele explica que nos primeiros trinta dias após a mudança, as visitas ficarão suspensas e os presos não terão banho de sol. “A medida faz parte do Procedimento Operacional Padrão (POP), manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais do Sistema de Defesa Social”. Depois todos os dias haverá banho de sol durante duas horas.

Somente neste ano foram realizadas cinco assunções de cadeia. Até o final de 2011 a estimativa é que outras 25 cadeias passem a ser custodiadas pela Suapi. “A transferência de responsabilidade dá continuidade ao projeto do Governo do Estado de transferir para a Defesa Social, até 2014, todas as cadeias que ainda se encontram sob administração da Polícia Civil”, destaca o diretor de segurança externa prisional do Estado de Minas Gerais André Luiz Teixeira Mourão.
A unidade já conta com uma viatura e nos próximos dias vai receber mais um para o transporte e outro para o setor administrativo.

Um comentário:

Lucas disse...

OLHA O TAMNAHO DA CARA DO GORDINHO DA TERCEIRA FOTO, O POVO TRESPONTANO TA FERRADO, A LUCIANA AUMENTOU A CADEIA E O PAULO LUIS QUERIA TRAZER UMA PENITENCIARIA INTEIRA NÓS ESTAMOS NO MATO SEM CACHORRO...