O senador e ex-presidente da República Itamar Franco (PPS-MG) morreu aos 81 anos neste sábado (2), em São Paulo. Segundo nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein, o presidente sofreu uma acidente vascular cerebral (AVC) na UTI, onde estava sendo tratado de uma pneumonia decorrente de uma leucemia aguda, e morreu às 10h15 da manhã.
O corpo será transferido para Juiz de Fora, para ser velado, e depois para Belo Horizonte, onde por desejo do ex-presidente, o corpo será cremado, após receber homenagens no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro.Itamar estava internado no hospital, na capital paulista, desde o dia 21 de maio para tratar da leucemia. De acordo com os médicos, o ex-presidente reagiu bem ao tratamento, mas desenvolveu uma pneumonia grave. Por conta disso, acabou sendo transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ele passou o aniversário de 81 anos, completados em 28 de junho, na UTI .
A doença
Leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos, parte do sistema de defesa do organismo, na medula óssea. A doença impede ou prejudica a formação de glóbulos vermelhos e brancos e de plaquetas, causando anemia e abrindo espaço para infecções e hemorragias.
Biografia
Itamar Franco nasceu no dia 28 de junho de 1930, a bordo de um navio que fazia a rota Salvador/Rio de Janeiro. Órfão de pai, que morreu de malária antes de seu nascimento, viveu uma infância pobre em Juiz de Fora, Minas Gerais, ajudando a mãe a entregar marmitas.
Formou-se em engenharia e eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1945.
Formou-se em engenharia e eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1945.
Itamar Franco foi presidente da República entre 1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello.
Foi governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.
Durante a presidência foi responsável pela implantação do Plano Real, estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Suplente: Zezé Perrella
O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, deve tomar posse no Senado no lugar de Itamar Franco, que faleceu na manhã deste sábado, vítima de uma pneumonia sofrida durante o tratamento de leucemia. Perrela foi indicado como primeiro suplente de Itamar nas eleições de 2010. Ex-deputado federal, e ex-deputado estadual, Perrela é empresário do ramos de frigoríficos e pecuarista. Foi presidente do Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados e de Frios de Minas Gerais (Sinduscarne) entre 1992 e 1997. Também foi diretor da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) entre 1998 e 2001. As principais regiões de atuação política do mineiro são a Central, Noroeste e Centro-Oeste.
Perrela foi eleito pelo PFL em 1998 para a Câmara dos Deputados, atingindo a segunda maior votação entre os candidatos em Minas Gerais.Ocupou o cargo por um único mandato (1999-2003).
Em 2002, candidatou-se ao Senado, obtendo 2,94 milhões de votos, quarta colocação no Estado. Em 1996, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, exercendo o cargo até o início deste ano.
No futebol
Zezé assumiu a presidência do Cruzeiro pela primeira vez no biênio 1995/96, dando início à ''dinastia'' da família Perrela no clube mineiro. Posteriormente, ele venceu duas eleições seguidas para os triênios 1997/98/99 e 2000/01/02. Nesse período, o dirigente conquistou 14 títulos, sendo a Copa Libertadores de 1997 o mais importante deles. O irmão de Zezé, Alvimar de Oliveira Costa, sucedeu-o a partir de 2003 e comandou o Cruzeiro até 2008, em dois triênios. No fim de 2008, Zezé Perrella voltou ao cargo maior do clube ao derrotar o candidato Márcio Rodrigues, representante único da oposição, por 375 votos a 49.
Fonte: G1/ EM
Durante a campanha eleitoral de 2010, Itamar, juntamente com o governador Anastasia, Aécio Neves visitaram Três Pontas. Na oportunidade concedeu entrevista
à Equipe Positiva
à Equipe Positiva
Na foto, a visita do candidato ao senado Itamar Franco em 2010, o ex-prefeito Paulo Luis Rabello, os vereadores Sérgio Silva e Alessandra Sudéri. Foram poucas as autoridades de Três Pontas que recepcionaram os candidatos
que depois foram vitoriosos
que depois foram vitoriosos