sábado, 8 de outubro de 2011

Três Pontas ainda não tem matéria prima suficiente para atender demanda da Biosep

 
A Biosep Complexo dos Lagos Energia e Agronegócio instalada em Três Pontas desde 2007, na região dos Quatis, não encontra matéria prima suficiente para atender demanda da empresa que extrai o óleo do girassol e fabrica o biodiesel. Com uma grande estrutura, a empresa precisa buscar no Triângulo Mineiro o girassol para suprir as necessidades da Biosep, já ela necessita de 20 mil hectares da planta. A capacidade é de em torno de 36 mil toneladas dia de girassol e a mesma quantidade de litros do produto.

O girassol vem da região do Sul de Minas, de cidades como Boa Esperança e Passos e também do Triângulo Mineiro.  Três Pontas tem alguns produtores, mais a produção não é grande.
O gerente industrial José Luiz Figueiredo Galvão, explica num futuro bem próximo é que as instalações da unidade sejam ampliadas e automaticamente sua capacidade de produção também aumente. Hoje a indústria tem 60 funcionários na produção e na administração.

O óleo é comercializado à grandes empresas, como a Cargil e Triângulo. Já o biodiesel vai diretamente para a Petrobras, depois que um contrato foi fechado com a estatal. Com isso, trimestralmente é enviado uma remessa de 2,5 milhões de litros do combustível.

A dificuldade é conscientizar produtores de que a monocultura do girassol é rentável e pode ser uma boa alternativa aos produtores de café para terem mais renda. Quem se interessar pode procurar a Biosep que terá toda a assistência técnica e orientações para cultivarem o girassol e acompanhamento de um engenheiro agrônomo.

Nenhum comentário: