quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CÂMARA MUNICIPAL: Vereadores aprovam criação do Conselho Municipal da Cidade e repercutem mais um acidente com morte em Três Pontas

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Pontas por causa do feriado de Finados foi realizada na noite desta quinta-feira (03). Passava das 18h30, horário marcado para o início da reunião, quando aos poucos os vereadores foram chegando e ocupando suas cadeiras. O Plenário Presidente Tancredo Neves estava vazio. No decorrer do encontro dos legisladores, poucas cadeiras foram usadas pelo público.
Não participou, o vereador Antônio Carlos de Lima (PSD) que teve sua ausência justificada, por problemas de saúde. Porém, uma fonte nos informou, que o vereador passou o dia todo na Câmara, porém não participou da reunião a noite.

Durante o pequeno expediente, o principal assunto foi a morte da jovem Joana Mesquita Fonseca de 23 anos, na noite desta quarta-feira (02) e a repercussão do acidente divulgado aqui no blog. Ela era a passageira de uma moto, conduzida pelo namorado Agnaldo Rodrigues de 46 anos, que bateu em um Santana no cruzamento das ruas José Bonifácio e 21 de Abril. O sepultamento foi hoje às 17 horas no cemitério municipal.

Geraldo Alves Lopes (PMDB), afirmou que Três Pontas bateu todos os recordes em número de acidentes de trânsito e com mortes. Na visão de Geraldinho, passou da hora para fazer as mudanças propostas pelo Departamento de Trânsito da prefeitura, pois o problema está em toda a cidade. Lembrou das blitz’s que a Polícia Militar está fazendo na Praça Cônego Vitor, mas, é preciso atingir os bairros. Propôs que fossem convocados para uma Audiência Pública, o comandante da 151ª Companhia de Polícia Militar Capitão Ricardo Francisco Gomes de Carvalho e o Departamento de Trânsito, para buscar soluções para este grave problema. Ele ressaltou a ampla cobertura que o blog vem fazendo e parabenizou a Equipe Positiva, pela agilidade na informação.

José Henrique Portugal (PMDB), lamentou a morte de Joana Fonseca que era inclusive sua prima. Portugal propôs que a Câmara Municipal criasse uma comissão para trabalhar junto ao setor para acompanhar de perto e auxiliar na solução deste problema que tem preocupado demais a população. Segundo ele, a um ano, é esperado a concretização dos convênios para a municipalização do trânsito, enquanto isso, a gente morrendo.

Também sobre o assunto, Sérgio Silva (PPS), falou sobre o critério que foi feito o recapeamento. Ele criticou o asfaltamento de vias que eram de paralelepípedos, que tem uma durabilidade enorme. Para Sérgio o grande problema é a falta de sinalização, resultado da falta de planejamento do Poder Executivo, pois existem ruas e avenidas que foram recapeadas o ano passado e até hoje não receberam nenhuma sinalização. Sérgio também falou da cobertura da Equipe Positiva em acidentes que tem gerado grande repercussão no município.

O secretário da Mesa Érik dos Reis Roberto (PSDB), lembrou do ofício que fez ao setor de trânsito, cobrando agilidade do Executivo, que não coloca em prática a bela proposta apresenta à Câmara.

Alessandra Sudério (PPS), pediu melhorias na sinalização no centro da cidade. Especificou a Praça Tristão Nogueira, no trecho que foi recapeado, a faixa em frente ao Colégio Prósperi e as ruas do bairro Ouro Verde. Citou também o exemplo, do que é feito no bairro Alcides Mesquita. Lá, a sinalização nunca é terminada, quando pensa que vão terminar, os servidores deixam o local.       

As discussões foram abertas, com o projeto de lei número 064 de 03 de outubro, do Executivo Municipal, altera dispositivo da Lei Municipal 2.761/2007 e cria o Conselho Municipal da Cidade e o Fundo Municipal de Habitação (FMH) no município de Três Pontas. A lei adequa à lei federal relativas às obrigações assumidas pela prefeitura por ocasião do Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), com o Ministério das Cidades. Sem nenhuma manifestação, o projeto foi aprovado por unanimidade.

O segundo projeto de lei número 066 de 05 de outubro de 2011, voltou em discussão, revogando a lei municipal 3.043 de 04 de dezembro que autorizou desmembramento da área do Loteamento Jardim Greenville II, localizada no Bairro do Século, voltando a ser classificada como Zona de Proteção (ZP).
O vereador José Henrique, lembrou que o projeto foi retirado da ordem do dia, na semana passada. Já antecipou seu voto contrário, e algumas das justificativas é de que o proprietário está tendo seu direito tolido, uma vez que não está sendo ressarcido do investimento que fez e será importante para os moradores do bairro Greenville. Encerrou afirmando que se o projeto for aprovado está se abraçando a ditadura.  
Sérgio Silva, alfinetou dizendo que estão brincando de administrar, tentando convencer a população de que tudo está bem. Já adiantou que se absteria do voto e estava o transferindo para os colegas que votaram favorável a lei. Sérgio, Alessandra e Érik na época se abstiveram, porque o projeto havia sido protocolado as 16h30 e votado duas horas depois.
Érik dos Reis Roberto disse que não pode frustrar as expectativas do empresário e nem da população, porém, o próprio Ministério Público afirma que o projeto é importante porque vai ligar o Jardim Greenville com o centro da cidade.  
Quem pediu vistas ao projeto desta vez, foi Catarina do Nascimento (PSD) e propôs a realização de uma Audiência Pública. De imediato, o presidente Sebastião Pacífico (PSD), atendeu o pedido e quis dar procedimento as votações. José Henrique interveio e lamentou o projeto pela segunda vez sair da ordem do dia.  

No meio das discussões, o comandante da Polícia Militar de Três Pontas Capitão Ricardo Francisco Gomes de Carvalho, chegou para acompanhar a reunião e foi convidado para ocupar cadeira de dentro do plenário.
Em seguida, quatro homenagens encerraram a noite de debates dos legisladores. Apenas com a leitura da justificativa, a pedido do autor, o vereador Sérgio Silva, a Rua 2 localizada na Vila Romana, passa a se chamar Rua José Pinheiro. A aprovação foi unânime.

Familiares de Mário Justiniano acompanharam a sessão
Outra homenagem póstuma também foi aprovada por unanimidade. O espaço público localizado entre as Ruas João Ferreira de Brito, Pães Leme e Cássia Renata de Souza Campos Castro, no bairro Alcides Mesquita, passa a chamar Praça Professora Josiane de Paula Vitor Castro. A iniciativa também foi de Sérgio Silva.

A penúltima homenagem veio através do vereador José Henrique Portugal, ao senhor Mário Justiniano Costa, ex prefeito de Santana da Vargem, que após cumprir o mandato de prefeito em Santana da Vargem se mudou com a família para Três Pontas e aqui se destacou. A proposta aprovada por unanimidade, dá à Rua 8 do bairro Esperança com início na Avenida Caio de Brito e término na Avenida Prefeito Nilson Vilela.

O último item na pauta de votações foi uma Moção de Aplausos à Equipe Trespontana de Kitoryu e Jiu-Jitsu Gracie Barra, através dos atletas Guilherme Vitorino da Silva Paula, Valdir Silva Sabin e Vagno Miguel Rosa. A homenagem aos jovens atletas é uma maneira de agradece los, incentivar e reconhecer a equipe que vem representando Três Pontas de forma brilhante. Como a votação é secreta, a urna seguiu pelas mãos dos vereadores. Na contagem dos votos, Geraldo Alves e Catarina do Nascimento, contabilizaram a votação por unanimidade.

O presidente Sebastião Pacífico nomeou para compor a comissão de trânsito, José Henrique (presidente), Sérgio (relator) e Geraldinho (membro).

TRÂNSITO – Capitão chega e assunto se transforma em debate

No fim da sessão, o comandante da PM Capitão Ricardo usou da tribuna, pediu que fosse marcada uma reunião específica para poder apresentar números. Pediu apoio a ele e sua equipe, para amenizar a violência no trânsito, mas, registrou que os números de acidentes, principalmente com mortes, é menor do que é esperado para um município do porte de Três Pontas. Segundo o comandante, no início do ano, eram feitas cerca de 20 autuações por mês. Hoje já são 120, mostrando que a PM está trabalhando cada vez mais na prevenção. Capitão Ricardo, contou que a cidade possui cerca de 20 mil veículos e não tem estrutura suficiência para atender a esta demanda. Uma das deficiências é a falta de sinalização, principalmente nos bairros. Sobre o acidente que causou a morte da jovem nesta quarta-feira, ele ressalta que o último com vítimas fatais, ocorreu a três meses. “A gente queria que não fosse nenhum, mas, dentro das estatísticas está em um nível aceitável”, afirmou o comandante.

José Henrique sugeriu uma reunião, convidando clubes de motociclistas, clubes de serviços, associação de bairros, PM, Polícia Civil, Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep Travessia), Auto Escolas, Associação Comercial, empresas, toda a imprensa e a população, na quinta-feira (10) às 18h30 para ouvir a todos e fazer um relatório com as sugestões para a tomada de providências das autoridades competentes.

Comentários:

Caros vereadores se vcs não sabem depois de municipalizado o transito passa a ser responsabilidade do município e não da policia militar então vcs devem cobrar da administração e não da policia militar.
Caros vereadore não adianta fazer reuniões ,o que precisa é dos agentes de trânsito para fazer a fiscalização de transito o que adianta vcs fazerem leis e mais leis se não há quem fiscalize ,sem os agentes de trânsito vai continuar essa bagunça no transito.pensem nisso e cobrem da administração atual.
Por Anônimo em CÂMARA MUNICIPAL: Vereadores aprovam criação do Co... em 03/11/11


Segundo a guarda municipal está tudo pronto para a implantação do novo projeto de trânsito ,mas a nossa gestora não está deixando que a implantação seja feita.Aonde vamos chegar com isso ....
Estou sabendo que o departamento de trânsito está com tudo pronto para que os agentes comecem a trabalhar mas,segundo a administração a nossa prefeita não quer que os agentes de trânsito comecem a autuar para organizar o trânsito da cidade .
 Por Anônimo em Acidente grave na Ipiranga em Três Pontas deixa du... em 03/11/11


E hoje teve mais um acidente na rua Américo Miari, cruzamento com as ruas Sant'ana e Afonso Pena, envolvendo moto e carro.... quando vão acordar e colocar sinalização neste cruzamento? Não aguento mais ver acidentes aqui...Neste, quem sofreu ferimentos que ainda não soube da gravidade foi uma moça que também estava na garupa da moto. Os outros envolvidos do acidente parecem que nada sofreram. O pior de tudo, acho foi a falta de humanidade, o descaso e o amor ao próximo, pois não adianta na hora tentar saber quem tá errado. Se tem feridos ligue para a ambulancia, e depois p a polícia. Socorra quem precisa primeiro, depois tente achar culpados...
Por Anônimo em CÂMARA MUNICIPAL: Vereadores aprovam criação do Co... em 03/11/11


PRIMEIRO QUERIA DIZER AO CARO VEREADOR SERGIO SILVA QUE CONCORDO COM ELE PARALELEPÍPEDO DURA MAIS QUE O ASFALTO MAIS É PRECISO TER MANUTENÇÃO POIS BASTA VC SUBIR A RUA DOS "BAMBUS" CORONEL JOÃO DOS REIS QUE SE VÊ O CAOS QUE ESSA VIA ESTÁ, ENTÃO NÃO ADIANTA TER RUA SEM MANUTENÇÃO, OUTRA COISA EU SOU TOTALMENTE CONTRA GUARDA MUNICIPAL PODER MULTAR, POIS, VAI VIRAR UMA INDUSTRIA DE MULTAS ELES NÃO TEM PREPARAÇÃO E NEM CONTROLE EMOCIONAL PARA ISSO, MUITOS FAZEM ABUSO DE SEUS UNIFORMES SE ACHANDO QUE SÃO POLICIAIS IMAGINEM SE PUDEREM MULTAR ENTÃO, EU ACHO QUE ELES PRECISAM AUXILIAR A POLICIA MILITAR PRINCIPALMENTE A NOITE, POIS, DE DIA VC VÊ GUARDA MUNICIPAL PARA TODO LADO MAIS A NOITE SOMEM TODOS, . ENTÃO TOMEM CUIDADO ANTES DE APROVAR ISTO, QUERO SABER SE OS NOBRES VEREADORES VÃO RESOLVER OS PROBLEMAS NA HORA QUE COMEÇAR A CHEGAR MULTAS AOS CIDADÃOS SEM PARAR.
Por CARLOS A. DE BRITO em CÂMARA MUNICIPAL: Vereadores aprovam criação do Co... às 11:04

Concordo com apessoa que fez o comentario do qual fui citado e no meu pronunciamento citei a questão da manutenção mas outra minha preocupação esta sendo com as ruas que estão sendo recapeadas e não estão sendo sinalizadas.Ja pensou o que seria da Rua Coronel João dos Reis, com o fluxo de veiculos que tem, se for recapeada e não for sinalizada o que poderia ocorrer? Não só a Rua dos "BAMBUS" como outras vias tambem estão precisando urgente de manutenção e posso garantir que as cobranças estão sendo feitas. Vereador Sergio Silva
Por Sergio Silva em CÂMARA MUNICIPAL: Vereadores aprovam criação do Co... às 17:27

No tempo dos carros puxados por boi e charretes por cavalos ,os animais obedeciama força,por varas ou chicotes, o homem, animal racional, ,não tem capacidade de respeitar leis e nem o proximo, os acidentes são a maioria imprudencia desses seres `racionais`.
Por Anônimo em  
Acidentes tem que ser evitados e nao discutidos,essa cidade nao tem sinalização, não tem faixa,semaforo,cameras,, radar de velocidade,multa pra pequenas infraçoes e cadeia pra media infração, so mexendo no bolso e repreendendo todo tipo de abuso como se ve: gente com lata de cerveja dirigindo, cachorro no colo, falando no celular, com criança no colo, criança no banco da frente, sem contar que náo dão seta e entram ou entra sem dar, param no meiodarua, é muita falta de educação geral, quantas mortes ainda vão acontecer ate comessarem a por leis duras, pra todos,sem exeção, ricos e pobres.
Aqui ta pior que cidade grande pra dirigir, lá tem sinalização e leis duras,aqui ta no tempo dos carros de boi.
Por Anônimo em 
Motoristas respeitem os motoqueiros e ciclistas, na garupa ou pilotando pode ser alguem que vc ama.
Por Anônimo em Acidente grave na Ipiranga em Três Pontas deixa du... às 16:03

bom dia a todos, gostria de saber do capitao se a evetivo suficiante para atender ademanda da nossa cidade de Tres Pontas, pois, ate onde sei para cada cidade de transito de ocupa mas de duas horas para atender e terminar toda ocorrecia, isto se a pericia chegar rapido, senao o PM vai ter que esperar um bom tempo, agora pergunto se todos nos, motoristas, motociclitas e pedetres adesem certos, tudo seria muito bom, mas isso nao acontece, vejo varios motoristas fazendo cada bobagem, sera que todos possuem CNH, assim sendo devemos cobrar ao poder publico mas PMs nas ruas para poder sim fazer o papel de agentes de transito e lembrando a guarda municipal, nao pode dar o poder de multar para eles eles pois tem algusn que faria disto para prejudicar muita gente, agradeço o espaço para colocar minha opniao.

8 comentários:

Anônimo disse...

E hoje teve mais um acidente na rua Américo Miari, cruzamento com as ruas Sant'ana e Afonso Pena, envolvendo moto e carro.... quando vão acordar e colocar sinalização neste cruzamento? Não aguento mais ver acidentes aqui...Neste, quem sofreu ferimentos que ainda não soube da gravidade foi uma moça que também estava na garupa da moto.
Os outros envolvidos do acidente parecem que nada sofreram.
O pior de tudo, acho foi a falta de humanidade, o descaso e o amor ao próximo, pois não adianta na hora tentar saber quem tá errado. Se tem feridos ligue para a ambulancia, e depois p a polícia.
Socorra quem precisa primeiro, depois tente achar culpados...

Anônimo disse...

Segundo a guarda municipal está tudo pronto para a implantação do novo projeto de trânsito ,mas a nossa gestora não está deixando que a implantação seja feita.Aonde vamos chegar com isso ....

Anônimo disse...

Caros vereadore não adianta fazer reuniões ,o que precisa é dos agentes de trânsito para fazer a fiscalização de transito o que adianta vcs fazerem leis e mais leis se não há quem fiscalize ,sem os agentes de trânsito vai continuar essa bagunça no transito.pensem nisso e cobrem da administração atual.

Anônimo disse...

Caros vereadores se vcs não sabem depois de municipalizado o transito passa a ser responsabilidade do município e não da policia militar então vcs devem cobrar da administração e não da policia militar.

CARLOS A. DE BRITO disse...

PRIMEIRO QUERIA DIZER AO CARO VEREADOR SERGIO SILVA QUE CONCORDO COM ELE PARALELEPÍPEDO DURA MAIS QUE O ASFALTO MAIS É PRECISO TER MANUTENÇÃO POIS BASTA VC SUBIR A RUA DOS "BAMBUS" CORONEL JOÃO DOS REIS QUE SE VÊ O CAOS QUE ESSA VIA ESTÁ, ENTÃO NÃO ADIANTA TER RUA SEM MANUTENÇÃO, OUTRA COISA EU SOU TOTALMENTE CONTRA GUARDA MUNICIPAL PODER MULTAR, POIS, VAI VIRAR UMA INDUSTRIA DE MULTAS ELES NÃO TEM PREPARAÇÃO E NEM CONTROLE EMOCIONAL PARA ISSO, MUITOS FAZEM ABUSO DE SEUS UNIFORMES SE ACHANDO QUE SÃO POLICIAIS IMAGINEM SE PUDEREM MULTAR ENTÃO, EU ACHO QUE ELES PRECISAM AUXILIAR A POLICIA MILITAR PRINCIPALMENTE A NOITE, POIS, DE DIA VC VÊ GUARDA MUNICIPAL PARA TODO LADO MAIS A NOITE SOMEM TODOS, A ÚNICA COISA QUE ELES SABEM FAZER É IR COMPRAR TUTU NO BAR DA MINA QUE EU JÁ CANSEI DE PRESENCIAR. ENTÃO TOMEM CUIDADO ANTES DE APROVAR ISTO, QUERO SABER SE OS NOBRES VEREADORES VÃO RESOLVER OS PROBLEMAS NA HORA QUE COMEÇAR A CHEGAR MULTAS AOS CIDADÃOS SEM PARAR.

Anônimo disse...

Acidentes tem que ser evitados e nao discutidos,essa cidade nao tem sinalização, não tem faixa,semaforo,cameras,, radar de velocidade,multa pra pequenas infraçoes e cadeia pra media infração, so mexendo no bolso e repreendendo todo tipo de abuso como se ve: gente com lata de cerveja dirigindo, cachorro no colo, falando no celular, com criança no colo, criança no banco da frente, sem contar que náo dão seta e entram ou entra sem dar, param no meiodarua, é muita falta de educação geral, quantas mortes ainda vão acontecer ate comessarem a por leis duras, pra todos,sem exeção, ricos e pobres.

Sergio Silva disse...

Concordo com apessoa que fez o comentario do qual fui citado e no meu pronunciamento citei a questão da manutenção mas outra minha preocupação esta sendo com as ruas que estão sendo recapeadas e não estão sendo sinalizadas.Ja pensou o que seria da Rua Coronel João dos Reis, com o fluxo de veiculos que tem, se for recapeada e não for sinalizada o que poderia ocorrer?
Não só a Rua dos "BAMBUS" como outras vias tambem estão precisando urgente de manutenção e posso garantir que as cobranças estão sendo feitas.
Vereador Sergio Silva

marcelo disse...

bom dia a todos, gostria de saber do capitao se a evetivo suficiante para atender ademanda da nossa cidade de Tres Pontas, pois, ate onde sei para cada cidade de transito de ocupa mas de duas horas para atender e terminar toda ocorrecia, isto se a pericia chegar rapido, senao o PM vai ter que esperar um bom tempo, agora pergunto se todos nos, motoristas, motociclitas e pedetres adesem certos, tudo seria muito bom, mas isso nao acontece, vejo varios motoristas fazendo cada bobagem, sera que todos possuem CNH, assim sendo devemos cobrar ao poder publico mas PMs nas ruas para poder sim fazer o papel de agentes de transito e lembrando a guarda municipal, nao pode dar o poder de multar para eles eles pois tem algusn que faria disto para prejudicar muita gente, agradeço o espaço para colocar minha opniao.