domingo, 1 de janeiro de 2012

MONSENHOR JOSÉ RIBEIRO está sendo velado na Matriz, onde será sepultado


A igreja de Nossa Senhora Sant'Ana é uma das muitas obras feitas por Monsenhor

Denis Pereira 
Voz da Notícia

Morreu ontem em Santana da Vargem, Monsenhor José Ribeiro da Silva. O padre que em 2011 completou no dia 08 de dezembro, 62 anos de sacerdócio esteve à frente da paróquia por 55 anos e há 12 como monsenhor. Há seis meses ele lutava contra complicações do "Mal de Alzheimer". Na manhã deste sábado, ele teve que ser internado no Hospital de Três Pontas, devido a uma pneumonia. O corpo de Monsenhor está sendo velado na igreja Matriz e será sepultado a partir das 16 horas na Cripta, quando serão celebrada suas exéquias.

TRAJETÓRIA
José Ribeiro foi ordenado Padre no dia 08 de dezembro de 1949, mesmo dia em que se comemora sua santa de devoção, Imaculada Conceição de Maria. Quem lhe transmitiu o poder sacerdotal, através do Sacramento da Ordem, foi o Bispo Dom Frei Inocêncio. Foi a partir daí, que o novo Padre José Ribeiro, começou sua jornada na vida sacerdotal, sob a proteção da Imaculada Conceição de Maria. Em 2011, ele completou 62 anos de sacerdócio.
Monsenhor José Ribeiro trabalhou como professor no Seminário de Campanha e foi segundo Capelão do Colégio Sion. Tornou-se coadjutor na Campanha, onde continua sendo muito querido. Assumiu a Paróquia de Santana da Vargem em 1956, de onde não saiu mais.
Padre José Ribeiro recebeu o monsenhorado [dignidade de Monsenhor] em 08 de dezembro de 1999, no dia em que completou 56 anos de sacerdócio, um presente de aniversário, instituído pelo Papa João Paulo II, falecido em 2005.

BENFEITORIAS

Monsenhor José Ribeiro, teve participação decisiva, dentre muitas outras coisas, na emancipação político-administrativa de Santana da Vargem da cidade de Três Pontas e na implantação da energia elétrica do município vargense.
A educação da cidade também deve muito ao Monsenhor. Foi ele quem implantou o grupo escolar de Santana da Vargem, através do Decreto nº 16.244 de 08 de maio de 1974. Atualmente, a Escola Estadual leva o seu nome. Ele também fundou o Ginásio Tiradentes, que hoje é a Escola Estadual Padre João Neiva que tem todo o curso de ensino fundamental desde 1º de janeiro de 1966. O Ginásio teve Monsenhor José Ribeiro como seu diretor desde a sua fundação até o ano de 1983.
Escola Doralice tem um salão que leva 
o nome do religioso
Criou também o Colégio Normal Municipal, que hoje tem como nome Escola Estadual Dona Augusta, que hoje oferece aos vargenses o ensino médio.
Mas não somente a educação que Monsenhor José Ribeiro se preocupou na cidade. Trouxe a agência bancária da extinta Minas Caixa, a Agência Fazendária, inaugurou o Posto de Saúde, o serviço de energia elétrica da Cemig (em 1960). Promoveu a reforma da Casa Paroquial e da Igreja Matriz Nossa Senhora Sant’Ana.
Na área social, liderou a campanha para a criação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em 1993.
Monsenhor José Ribeiro também foi vereador e Presidente da Casa Legislativa de Santana da Vargem durante o mandato de 1971 a 1973. Candidatou-se a Deputado Estadual recebendo a maioria dos votos da população vargense, mas, não se elegeu pelo Estado.

Nenhum comentário: