domingo, 15 de janeiro de 2012

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO: Processo será gradativo, mas vai começar ainda este mês, pela Nossa Senhora d’Ajuda e Bento de Brito

José Uillian Lima pede atenção de motoristas e pedestres para as mudanças que o trânsito começará a sofrer ainda este mês

Denis Pereira
Voz da Notícia

EXCLUSIVO

O Departamento Municipal de Trânsito da prefeitura de Três Pontas, está iniciando uma campanha de divulgação visando o início da implantação da municipalização do trânsito, buscando conscientizar a população, motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, quanto as mudanças que entraram em vigor ainda este mês de janeiro. O chefe da Divisão de Trânsito José Uillian Lima, já está realizando palestras em diversos setores. Ele já passou pela 151ª Companhia de Polícia Militar, (foto)
onde expôs o projeto aos militares. A mesma palestra está sendo agendada para os comerciantes na Associação Comercial e Agro Industrial, Auto Escolas e escolas da rede pública e particular de ensino. O departamento está elaborando cartilhas que serão distribuídas à população.  A divulgação será feita também, pelos veículos de comunicação da cidade e através de faixas que vão indicar as mudanças, por isso, é preciso atenção, principalmente dos condutores de veículos automotores. Além disso, a campanha “Pé na faixa, pé no freio, será lançada, conscientizando sobre os objetivos das faixas, assim como acontece já em outras cidades do Brasil.
A Guarda Municipal tem papel fundamental no processo de implantação e no desenvolvimento do sistema. Os GM’s estão aptos a tirar as dúvidas e orientar sobre as alterações que vão começar pelas ruas Nossa Senhora D’Ajuda e Bento de Brito, que terão o sistema binário, ou seja, um único sentido na sua mão de direção. Pela Nossa Senhora D’Ajuda, os motoristas só poderão descer, sentido centro. Já na Bento de Brito, o trânsito será permitido apenas para subir, sentido os bairros. Consequentemente quem sobe pela Travessa Marechal Rondon, em frente a prefeitura, ao invés de seguir pela esquerda, os motoristas terão que pegar a direita para subir pela Bento de Brito. Na Nossa Senhora D’Ajuda serão instalados os intertravados, uma forma diferente de fazer a faixa elevada de pedestres. O sistema é um elevado que melhora a travessia dos pedestres m uma das mais movimentadas ruas da cidade. “Hoje não se pode mais usar as lombadas, tachões ou redutores de velocidade. Vai ser uma segurança a mais, tanto para pedestres, como para motoristas que automaticamente terão que reduzir e dar preferência a quem está atravessando”, comentou. Uma das formas de conter o excesso de velocidade que pode ocorrer é fazer os estacionamentos alternados, como já acontece na Rua Imperatriz no centro.  “Tudo tem o objetivo de beneficiar a população, descongestionando as vias e dando mais segurança. “Tudo está sendo feito, baseado em projetos, elaborados após amplo estudo desde o ano passado. Tudo será feito de forma gradativo, mas, temos 99% da municipalização concretizada. Aguardamos apenas uma reunião do Conselho Estadual de Trânsito – (CETRAN/MG) para que ele esteja municipalizado em definitivo.  O material necessário para a implantação das novas rotas já estão no Almoxarifado da prefeitura.

SEMÁFOROS
Parte dos semáforos que estão na Avenida Ipiranga, que apresentaram problemas nos últimos dias, será retirada. O estrago em uma das placas do sistema, serviu para fazer um estudo se há realmente necessidade dele, na forma que foi instalado. A alteração é que o ‘jogo’ instalado na Rua Cônego José Maria será retirado e implantado na Rua Boa Esperança, nas proximidades do Posto Santa Terezinha. O estudo feito na Peret constatou que apenas um semáforo pode resolver o grave problema do trânsito neste local, onde há vários conflitos, principalmente no início e fim do dia.
Outros lugares vão perder também os semáforos. É o caso do entroncamento da Rua Frei Caneca com as Avenidas Ipiranga e Oswaldo Cruz. Todos eles serão retirados e o local ganhará uma moderna rotatória. O estudo apontou que os semáforos atuais não comportam o grande fluxo de veículos.
O cruzamento das Ruas Coronel Domingos Monteiro de Rezende e Barão do Rio Branco, ao lado do Clube Trespontano voltará a ter um sistema semafórico bastante moderno. O comprova o apelo popular pela volta do equipamento na chegada à Praça Cônego Vitor. “Lá são precisos semáforos inteligentes, que possuem sensores que identifique veículos e pessoas”, disse José Uillian.

PARA VAGAS ESPECIAIS É PRECISO CREDENCIAL

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em dezembro de 2008, as resoluções 303 e 304 que tratam, respectivamente, da regulamentação das vagas de estacionamento de veículos destinadas ao uso exclusivo de pessoas idosas ou portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção. As resoluções padronizam as sinalizações (vertical e horizontal) que deverão ser utilizadas na identificação das vagas. As normas também padronizam o modelo de credencial, documento obrigatório para identificar os veículos que transportam as pessoas envolvidas. A credencial é emitida pelo Departamento de Trânsito, que funciona no Almoxarifado Municipal. Do total de 400 vagas disponíveis no centro. Por lei, 5% delas, estão reservadas para idosos e 2% para deficientes físicos. Para ocupar os lugares, é preciso possuir um cartão.
Para ter acesso ao Cartão de Estacionamento para Vaga Especial, no caso dos idosos, eles precisam ter mais de 60 anos e levar xerox da Carteira Nacional de Habilitação(CNH), documentos do veículo e comprovante de endereço. Já o deficiente físico precisa apresentar uma cópia da CNH, Xerox do documento do veículo e o laudo médico, que pode ser temporário ou permanente, para solicitar a permissão. Se a vaga for ocupada sem o uso do cartão que é fornecido gratuitamente o condutor pode receber uma autuação da Polícia Militar. É bom dizer que nas vagas especiais é isento o pagamento do estacionamento rotativo. Porém, se ocuparem outras vagas é preciso efetuar o pagamento, o mesmo valor cobrado dos outros motoristas. 
 

 Todos os semáforos do cruzamento da Ipiranga com Oswaldo Cruz e da Frei Caneca serão substituidos por uma rotatória

 Mudança vai começar pela Nossa Senhora D'Ajuda e Bento de Brito. Com isso, motoristas que sobem pela Marechal Rondon vão virar a direita, ao invés da esquerda como é hoje, em frente a Prefeitura e Câmara Municipal

Os estudos comprovaram e o apelo popular, demonstram a necessidade da volta do sistema semafórico ao lado na Rua Coronel Domingos Monteiro de Rezende



5 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que seria muito mais lógico que se virasse à direita no Banco do Brasil e depois à esquerda para quem fosse subir a Rua Bento de Brito. Acho que vai virar um caos a esquina do Bradesco/Ex-Bar do Baiano se os motoristas que forem subir a Bento de Brito virarem à direita na Prefeitura.
Ali (em frente à Prefeitura) poderia continuar da mesma forma como é hoje, entretanto, sendo proibido subir a Rua Nossa Senhora D´Ajuda, funcionando como um retorno para os motoristas descerem sentido Praça Cônego Victor.

Lúcia Helena Dias Pires disse...

SILVANO,este cidadão já está há quase um ano recebendo como chefe de divisão de trânsito e o que fez? Se a PM local esperar alguma atitude por conta da prefeitura, sei não!!!Se tiver alguma novidade,eu retiro o que falei..

OBS. e faça o favor de deixar o comentário ok?

Anônimo disse...

Silvano

Vão retirar os semaforos do cruzamento da Av. Ipiranga, Av Oswaldo Cruz e Rua Frei Caneca colocando uma rotatoria. Gostaria de saber quem vai ajudar os pedestres a atravessar a rua pois faixa de pedestre ninguem respeita e o movimento no local é grande. Ou vocês acham que os motoristas vao respeitar os pedestres que passam pelo local... Acorda Três Pontas

Regina Abreu disse...

Ontem dia 17 de janeiro mais um acidente na velha PERET.Vcs estão lembrados do acidente onde um motorista bêbado atropelou várias pessoas?Pois é,no mesmo local ontem um carro branco,em alta velocidade não conseguiu fazer a curva e por muito pouco não atropelou uma pedestre,que chegou à desmaiar com o susto.O motorista jogou o carro de encontro à um caminhão estacionado e rodopiou várias vezes no alfalto.O motorista conseguiu fugir em alta velocidade deixando para trás partes do carro tamanho o impacto e os moradores revoltados com a insegurança do local.
Não é o primeiro pedido nem o último,a necessidade de tomar providências para a Rua BONFIM onde barbáries do trânsito acontecem sucessivamente e nada é feito.Será necessário morrer alguém para que medidas sejam tomadas?

edinho disse...

moradores dos bairros acima da peret pedem a atenção da prefeitura para o movimento que tem na ponte entre o bairro ouro verde para peret e outros bairros acima o movimento de carros ali esta muito grande e as crianças estão disputando passagem com os carros. não tem passeio e a ponte esta sempre cheia de lama. e a avenida não tem sinalização o que pode acarretar em acidente pois motoristas não respeitam a velocidade. agradecimento dos moradores