quarta-feira, 14 de março de 2012

Juiz ministra palestra em reunião especial do EAC

O juiz diretor do Fórum Dr. Carvalho de Mendonça, Dr. Pedro Parcekian abordou três temas: drogas, bebidas e internet

Denis Pereira
A Voz da Notícia
 
Os integrantes do Encontro Adolescentes com Cristo (EAC), participaram de uma reunião especial na noite desta terça-feira (13), no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda. Todos foram assistir a palestra do juiz de direito, Dr. Pedro Parcekian que ainda recebeu presenças ilustres, como do comandante da Polícia Militar de Três Pontas, Capitão Ricardo Francisco Gomes de Carvalho, do sub-comandante da Companhia Tenente Bruno Neves, da Assistente Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Denise Trindade Gomes e dos membros do Conselho Tutelar. Até a presença da imprensa foi especial para a ‘moçada’, que aplaudiu a todos os visitantes de pé e com muita satisfação. O principal convidado, foi recepcionado na porta do salão e levado ao centro pelo Capitão Ricardo e por Isabela, que chamou a atenção dos colegas para os temas que seriam abordados.

Dr. Pedro disse que não esperava tanta gente e que havia preparado alguns temas, que achava importante levar aos adolescentes – drogas, bebidas alcoólicas e internet, temas que aguçam a mente desta faixa etária. Apesar de não ser hoje o juiz responsável pela Vara da Infância e Juventude, seu conhecimento sobre as leis que tem que ser cumpridas há 8 anos o faz capaz de fazer o bate papo com o público.
Usando um linguajar típico da garotada, o juiz conseguiu prender a atenção de todos, falando o que a lei determina e que a justiça julga conforme a lei e a cabeça do magistrado.

O capitão da Ricardo Francisco Gomes Carvalho, afirma que as cidades convivem com este grave problema das drogas, que cada vez mais tem afetado as famílias, causando sérios problemas sociais e emocionais nos jovens. Esta disponibilidade do juiz em falar com eles, é salutar e demonstra que o Poder Judiciário está envolvido e comprometido com os problemas da cidade, tentando buscar uma solução na prevenção para evitar que adolescentes e jovens entrem neste caminho das drogas”, completou. Para o policial, seria importante outros grupos como este espalhados pela cidade, pois, as drogas, não é um problema só de polícia ou da justiça; envolve saúde, educação, promoção social. É preciso conscientizar e unir todos os seguimentos no combate às drogas.

O movimento da igreja católica atende adolescentes de 12 a 16 anos, existe em várias cidades e foi trazido para Três Pontas há três anos pelo empresário Sebastião Jairo de Carvalho. Cada equipe fica dois anos a frente do grupo, que depois é toda substituída por novos membros. Segundo Gustavo Marinho de Lima Trolez, em Três Pontas são mais de 300 adolescentes que se reúnem quinzenalmente, sempre as terças-feiras. Os encontros levam a opinião da igreja e abordam temas da atualidade, buscando levar conceitos para que eles trilhem um caminho melhor, a fim de ter uma vida digna. O grupo que é chamado de tios, tem a frente oito casais: Gustavo e Rose, Givanildo e Rafaela, Pedro e Cláudia, Maurício e Kely, Pedroca e Rose, Horácio e Jucélia, Gleiber e Lidiane e Lima e Lilian. Eles já levaram o EAC para Santana da Vargem, Boa Esperança e São Gonçalo do Sapucaí. O mandato deles encerram no fim deste ano. 

Nenhum comentário: