domingo, 22 de abril de 2012

Grupo Unis comemora 10 anos da FATEPS e homenageia a Equipe Positiva

O reitor Stéfano Gazzola, os jornalistas Denis Pereira e Silvano Alves e o diretor da Fateps, professor João Victor

Denis Pereira
A Voz da Notícia

A noite especial para o Grupo Educacional Unis, foi no Clube de Campo Catumbi (CCC), na noite deste sábado (21). A comemoração foi os 10 anos da Faculdade de Três Pontas, a Fateps e atraiu convidados, professores, membros da comunidade acadêmica, colaboradores e seus familiares para sessão solene que prestou diversas homenagens.

A sessão foi aberta pelo diretor da Faculdade Três Pontas, o professor João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, que ocupou a mesa de honra junto aos membros do Conselho Superior da Fateps e Conselho Curador da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas e o reitor do grupo professor Stéfano Barra Gazzola.

Para marcar a noite festiva, o Conselho Superior homenageou 26 pessoas com o Título de Professor Emérito, Honra ao Mérito Universitário, Honra ao Mérito e Título de Benemérito.

Foram homenageados – João Mesquita Piedade, Taylor Rodrigues Duarte, Paulo Leandro de Carvalho e Mariza Helena Ferreira Veiga de Brito que recebeu em memória de Cláudio Veiga de Brito (Mérito Universitário). Professora Leonina Garcia Duarte Barros (Professor Emérito), Prefeitura de Santana da Vargem, Capitão da PM Ricardo Francisco Gomes Carvalho, Subseção da OAB/MG, Jornal Correio Trespontano, jornalista Paulo Marinho, o blog da Equipe Positiva, Tecnotêxtil Confecções, Santa Casa de Misericórdia do Hospital São Francisco de Assis, , Cocatrel, Associação dos Funcionários da Cocatrel a ASSOTREL, Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPREV), Sentinela FM e a funcionária da Fateps desde a sua fundação Maria Helena Cristiano (Honra ao Mérito). Receberam o Título de Benemérito – prefeitura de Três Pontas, Câmara Municipal, o Poder Judiciário, o juiz de Direito de Lavras Dr. Gilberto Benedito, o professor João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, presidente do Centro Universitário do Sul de Minas Stéfano Barra Gazzola, o senador da república Clésio Soares Andrade e a Conselheira do Tribunal de Contas de Minas Gerais Adriene Barbosa de Faria Andrade. Os dois últimos foram representados pela advogada Dra. Gisa Gamboggi.

Fateps, sonho e conquista do professor João Victor
Os discursos no encerramento da solenidade foram rápidos e demonstração satisfação com a história da instituição e sua contribuição com a educação dos trespontanos, que há 10 anos contam com uma faculdade séria e responsável na formação de profissionais.

Para o diretor da Fateps professor João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, que há uma década sonhou com uma faculdade para a cidade, disse que aquela noite estaria presente em uma memória para a eternidade. “Nós sonhamos mais de 30 anos com isto. Graças ao esforço de tantas pessoas como a ex-prefeita Adriene, do professor Stéfano Gazzola, da Câmara Municipal da época, do Dr. Gilberto Benedito, do Dr. Evanilson ex-presidente da OAB e tantas outras pessoas, comemoramos esta realidade muito bem sucedida ao longo destes anos”, afirmou o diretor.

João Victor não esconde que a história foi marcada também por momentos difíceis. No início foi a desconfiança até natural por parte da comunidade, pois a Unifenas tinha vindo para Três Pontas e fechado as portas. “Muitos pensaram que fosse uma ação meramente política-eleitoral da época, mas provamos que nada resiste a força do trabalho”, concluiu.

O reitor Stéfano Gazzola disse que há 10 anos ousaram sonhar. Quando ouviu o pedido do então secretário de educação João Victor questionou se Três Pontas teria o perfil. A primeira reação era de que João seria louco. O seu sonho foi sonhado mesmo com as críticas de pessoas que não acreditavam. A história foi construída não só pelo diretor, mas pelos alunos, funcionários e pelo município. A uma das homenageadas Adriene Andrade Stéfano a chamou de guerreira. Ao senador o agradecimento pela assinatura do Decreto de funcionamento do curso de Direito. Na época, Clésio era vice governador de Minas Gerais e assumiu o Estado.
Em entrevista à Equipe Positiva Luciana Mendonça, que estava na primeira turma formada no curso de Direito, disse ser uma honra estar a frente da prefeitura na comemoração dos 10 anos.

Lembrou do trabalho da sua ‘eterna irmã’ Adriene Andrade, na época prefeita, que enfrentou uma Câmara e a desconfiança da comunidade, pois muitos na acreditavam que Três Pontas poderia ter a faculdade. “Uma década mostra que os sonhadores devem persistir. Hoje fica claro que é preciso plantar sementes, acreditar no futuro pois as coisas acontecem quando se tem parcerias, como João Victor, que foi peça fundamental na chegada da Fateps”, enalteceu.

O casal Andrade não pode participar devido a comemoração do aniversário de uma filha já anteriormente marcado. Clésio e Andrade que foram representados na solenidade por Gisa Gamboggi, enviaram uma mensagem afirmando a alegria de ver a Fateps completando 10 anos de existência.

O senador disse que a realização deste projeto tão esperado por todos aproximou o conhecimento do cidadão trespontano, em grau superior com seus conceituados e diversificados cursos, voltados para o desenvolvimento profissional e para a realidade do dia a dia do povo sul mineiro.
A conselheira do TCMG registrou elogio especial ao professor João Victor, a quem chamou de irmão e dileto amigo. Segundo ela, foi graças a seu empenho pessoal ainda como secretário de educação e cultura que a faculdade se instalou, cresceu e de destacou. “Se Três Pontas tem hoje um faculdade, deve-se a sua perseverança. Colho com muita alegria os louros da minha participação nessa conquista, em razão de meu mandato de prefeita àquela época, mas a luta foi sua João Victor, a vitória é sua”, registrou a correspondência no cerimonial.
Participaram ainda da festividade os vereadores Antônio Carlos de Lima (PSD), Alessandra Vitar Sudério (PPS), Érik dos Reis Roberto (PSDB), Geraldo Alves Lopes (PMDB) e Sérgio Eugênio Silva (PPS).

FATEPS
Em 2001 a Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (FEPESMIG) começou a cogitar a possibilidade de criação de uma unidade acadêmica, e Três Pontas foi escolhida. A ação era um sonho antigo dos trespontanos, que não possuíam instituições de ensino Superior. Em 04 de janeiro de 2002 foi publicado do Diário Oficial do Estado o decreto nº 42.236, que autorizava o funcionamento da Instituição. Hoje a cidade conta com 3 cursos de graduação: Administração, direito e Pedagogia.

Há 10 anos a Fateps ajuda Três Pontas e cidades vizinhas na formação de pessoas socialmente responsáveis, em diversas áreas do conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região. Todos esses anos de trabalho são reconhecidos pelo mercado e por instituições e importantes. O Guia do Estudante, importante referência nacional aos estudantes, publicado pela Editora Abril, indica em seu Ranking Melhores Universidades o curso de Direito da Fateps. Não há nenhuma instituição de ensino no sul de Minas com melhor índica de aprovação na OAB que o curso da Faculdade Três Pontas, aproveitamento inclusive, que está acima da média nacional. Outro reconhecimento importante é o ICG/MEC que considera a unidade como a melhor faculdade da região. Mais de 600 profissionais já receberam seus diplomas de ensino superior.

O jornalista Silvano Alves da Equipe Positiva, recebeu do professor e diretor da Fateps, João Victor Mendes placa de honra ao mérito


Um comentário:

tidatp disse...

A faculdade em Tres pontas é de fato muito bom prá todos nós, hoje estou realisando um sonho que deveria ter sido o meu: mais a quarenta anos atráz,meus pais tinha isso como só um sonho , como gostaria que ele estivesse vivo hoje prá assistir a formatura de sua neta Lílian que em breve será uma PEDAGOGA e trabalhar na área que ela escolheu estudando nasua cidade a tudo isso é prá mim k sou mãe, é muito bom .Parabens pelos dez anos, parabens e obrigada ao nosso mestre João Vitor.