sexta-feira, 27 de abril de 2012

Presidente da OAB-MG participa de reinauguração da Sala da dos Advogados e profere palestra na Semana Jurídica da Fateps

O delegado aposentado Dr. Francisco Eustáquio Rabello, o coordenador do curso de Direito Evandro Santos, o presidente da OAB/MG Luis Cláudio e o diretor da Fateps João Victor Mendes

Denis Pereira
A Voz da Notícia
O presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves esteve nesta quarta-feira (25), em Três Pontas participando da reinauguração da Sala da OAB no Fórum Dr. Carvalho de Mendonça. A sala foi toda reestruturada como parte do Projeto Revitalizar da entidade.
Segundo o presidente da subseção de Três Pontas, Luciano Reis Diniz, a visita do presidente Luís Cláudio à cidade demonstra para os advogados locais que a Ordem está preocupada com as questões do interior e que continua cada vez mais ativa em prol da classe. Ele ainda acrescentou que a revitalização da Sala da OAB no fórum irá melhorar muito à vida dos advogados da comarca.
Em seguida, Dr. Luís Cláudio Chaves proferiu palestra durante o V Semana Jurídica da FATEPS, no Auditório da Cocatrel. A solenidade marcou também a entrega da Medalha de Benemérito ao ex-presidente da OAB Três Pontas Dr. Evanilson Tadeu Faustino.
A solenidade compôs a mesa, com o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica professor Leiner Marchetti Pereira, o presidente da 55ª Subseção Dr. Luciano Reis Diniz, do presidente da Cocatrel Francisco Miranda de Figueiredo Filho, do coordenador do curso de Direito da Fateps professor Evandro Marcelo dos Santos, do homenageado, ex-presidente da OAB/TP Dr. Evanilson, do diretor da faculdade professor João Victor Mendes de Gomes e Mendonça e do presidente da OAB/MG Dr. Luis Cláudio.
A Medalha de Benemérito foi entregue a Dr. Evanilson durante a fala do professor João Victor, que enalteceu a sua dedicação e empenho na implantação do curso de Direito da Faculdade Três Pontas. Segundo João Victor, o advogado foi companheiro de primeira hora, esteve sempre junto, atuando de forma decisiva junto a OAB para no momento oportuno trazer para o município o curso. Para a sua implantação umas das questões era ter o parecer favorável se não da OAB Federal, pelo menos de Minas Gerais. “E Dr. Evanilson conseguiu o parecer favorável que deu sustentação para levarmos ao Conselho Federal e ter a autorização da instalação do curso de Direito”, ponderou.
O homenageado retribuiu com palavras de agradecimento. “Recebo esta honraria de coração, pois este que vos fala, pelo idos de 2003, juntamente com o então Juiz da Comarca Dr. Gilberto Benedito, a prefeita Adriene Andrade e o diretor João Victor Mendes, partimos em busca da criação do curso de Direito. Batalhamos muitos e em 2009, tivemos para a realização de nossos anseios a 1ª turma de formandos”, disse.
O coordenador do curso Dr. Evandro dos Santos apresentou Dr. Luis Cláudio, que ministrou palestra com o tema “Exame de Ordem, Código de Ética e a Atuação Profissional do Advogado no Mercado de Trabalho”. Ele explicou que o mercado tem muitos advogados no Brasil, quase 800 mil profissionais, mas não falta espaço para quem é vocacionado, e dedica o ministério com ética e conhecimento jurídico. “O advogado tem que ter uma visão de pacificação social dos conflitos. Ele pode trabalhar não só no contencioso, que é propor ações e defendendo seus clientes, mas, também preventivamente na elaboração de contratos, prevenindo os litígios da sociedade. Costumo dizer que o advogado precisa ser bombeiro, e não incendiário, procurando resolver o problema que lhe é entregue”, explanou. Na visão do presidente da Ordem, o advogado do futuro é o que tem muitos clientes e poucas causas. E não muitas causas e poucos clientes.
O curso de Direito da Fateps tem 4 turmas com cerca de 50 alunos cada e todos participam da Semana Jurídica que se encerra hoje.

Nenhum comentário: