quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cresce número de mulheres vítimas de violência no Sul de Minas

* Pesquisa da UFMG revela que a cada 4 minutos uma mulher é agredida. Neste ano 13 mulheres foram mortas violentamente na região

Somente neste ano, 13 mulheres foram mortas pelo marido ou companheiro no Sul de Minas. O número já é maior que o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 11 ocorrências do tipo. Segundo dados de uma pesquisa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a cada quatro minutos uma mulher é agredida por alguém da família no Brasil.
Os dados foram apresentados à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Segundo a pesquisa, 70% dos casos acontecem dentro de casa e o agressor é o marido ou companheiro. Mais de 40% dos casos resultam em lesões corporais graves. A responsabilidade do marido ou parceiro como principal agressor varia entre 53% e 70%.
A delegada da mulher de Alfenas (MG), Renata Rezende, ressalta a importância das denúncias por parte das vítimas. "Desde 2006, com a Lei Maria da Penha, temos mais mecanismos de defesa para as mulheres, como as medidas protetivas. A orientação é para que as vítimas não desistam de denunciar e procurar ajuda. Só assim conseguiremos a efetivação da lei e garantir a punição para os atos", diz ela.
Os dados da pesquisa da Uemg mostram também que 11% das brasileiras, ou seja, quase sete milhões de mulheres, já foram espancadas pelo menos uma vez.
Para denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher disque 181. A ligação é gratuita.

 (Fonte: G1 Sul de Minas)


Nenhum comentário: