Alunos
das escolas que participam do Proerd, recebendo orientações sobre as consequências do trote na sociedade
O
190 da Polícia Militar é, provavelmente, o número de prestação de serviços de
emergência mais conhecido em todo o Estado. Para chegar aos 853 municípios mineiros
e levar segurança a pessoas de todas as idades, a Instituição conta com
profissionais treinados para detectar chamadas reais e trotes. Atende,
aproximadamente em todo o estado, um público-alvo de 5 milhões de pessoas, em
uma demanda diária de 15 mil ligações,
com precisão e objetividade. Para isso, essas chamadas são avaliadas e,
rapidamente, seguem um processo de encaminhamento.
Todos
os dias, só em Varginha a PM recebe cerca de 80 chamadas, entre trotes e solicitações não relacionadas à função da
Polícia Militar, ligações que tomam o tempo do atendente e impedem que um fato
real receba atendimento. E o pior: essas chamadas são, em sua maioria, feitas
por crianças e adolescentes.
Como
o 190 é um serviço de emergência que, a todo o momento, salva vidas, a campanha
Sem Trote, Você pode Salvar uma Vida
pretende reduzir estas brincadeiras e, com isso, ampliar o serviço 190,
atendendo, com mais agilidade, um maior número de pessoas.
Nesta
campanha, a participação de pais e responsáveis é de fundamental importância
para observar, orientar e impedir que os jovens e pessoas desocupadas
atrapalhem o 190. O trote é crime previsto no Código Penal e prevê pagamento de
multa ou de um a seis meses de detenção.
Alunos do Programa Educacional de Resistência
às Drogas e à Violência (PROERD) da Escola Municipal Professor João de Abreu
Salgado visitaram as instalações da 151ª Companhia de Polícia Militar e
conheceram as instalações da PM como a Sala de Operações e acompanharam desde o
atendimento do 190 até o envio da viatura.
Na
foto, alunos do PROERD juntamente com o comandante da 151ª Cia PM Capitão Ricardo
e o Delegado da Polícia Civil Dr. Roberto
VOCÊ SABIA QUE ...
...
pode falar com 190 de qualquer lugar e a qualquer hora? A ligação é gratuita e não necessita de
cartão.
...
não deve ligar sem ter um motivo, porque agindo assim você ocupa o lugar de uma
pessoa que realmente precisa da PM. Em outro momento, essa pessoa pode ser
você.
...
ao ligar para o 190, a pessoa que o atender se identificará. Identifique-se,
você também. Exponha seus motivos.
E lembre-se: o(a) teleatendente fará perguntas necessárias para o bom atendimento da ocorrência: o que está acontecendo? Há alguém ferido? Onde você se encontra? Quem está envolvido? Como está a situação? Quando ocorreu? Onde ocorreu?
Mas
tenha em mente que simultaneamente às perguntas uma guarnição policial já
estará deslocando até você, portanto mantenha a calma e auxilie o militar.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 151ªCia PM
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