segunda-feira, 21 de maio de 2012

Voluntários iniciam a limpeza do Ribeirão Custodinho

A iniciativa que tem o apoio e a participação da prefeitura, já faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. SAAE, Rotary Clube, Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde, apoiaram a força tarefa montada neste sábado na Avenida Zé Lagoa


A iniciativa que tem o apoio e a participação da prefeitura, já faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Denis Pereira
A Voz da Notícia
Quem passa pela Avenida Zé Lagoa não tem como não perceber que o Ribeirão Custodinho está sujo, cheio de mato e todo tipo de lixo jogado lá dentro. Próximo do centro da cidade, o local é muito usado no início da manhã e fim de tarde para a prática da caminhada. Esporte ganha a adesão a cada dia que passa e o movimento na via que corta vários bairros é enorme. A limpeza que começou neste sábado (19), está dando um fluxo livre às águas, facilitando a navegação. Lá de dentro foram retirados, todo tipo de lixo, isopor, brinquedos, televisores, pneus, entre outros. A consequência é que bastam alguns minutos de uma chuva mais forte, o córrego transborda.
Para evitar grandes consequências disto e deixar o local mais bonito e atraente, o técnico agrícola da Fazenda Rancho Grande Eduardo Henrique da Silva, disse que há muito tempo está indignado com a situação. Procurou a Secretaria de Meio Ambiente para resolver um problema com lixo onde trabalha e falou com a ex-colega de escola a secretária de Meio Ambiente Maria Helena Ribeiro. Dela soube que a prefeitura não tinha funcionários para fazer o serviço. Propôs oferecer a mão de obra e o Município o maquinário.
Ao todo 15 funcionários da fazenda que trabalharam de manhã na roça, reservaram a tarde de sábado para o serviço voluntário. Mais quatro funcionários da prefeitura trabalharam nas máquinas e nos caminhões que faziam a retirada do Custodinho. A grama foi cortada e o lixo foi retirado em torno do ribeirão. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto também destinou servidores para a ação em prol do meio ambiente e do embelezado da avenida. Além disso, serviu água aos voluntários. A Secretaria de Saúde deixou uma ambulância no local com uma técnica de enfermagem, que orientou os trabalhadores sobre os equipamentos de segurança. Os membros do Rotary Clube que também são parceiros no mutirão, vão tentar conseguir lixeiras para serem instaladas na avenida, já que para evitar que o ribeirão receba mais lixo é preciso instalar algumas no percurso da Zé Lagoa.
A secretária Maria Helena Ribeiro, viu a iniciativa fundamental, tanto que a prefeitura abraçou imediatamente a proposta e conseguiu junto a Superintendência Regional de Regularização Ambiental (SUPRAM), já que é uma Área de Preservação Permanente (APP). “Eu levei a proposta para a prefeita Luciana Mendonça que aceitou na hora”, disse ela. A iniciativa também abriu as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. “A preocupação é manter o local limpo. Para isso, precisamos conscientizar a população a não jogar lixo dentro lá dentro. O resultado disso é que quando vem a chuva tem provocado alagamentos”, alertou. No próximo sábado o trabalho vai continuar.




2 comentários:

MARCELO BRAGA disse...

PARABÉNS PELA INICIATIVA DE TODOS OS COLABORADORES DA AÇÃO.

Regina Abreu disse...

Caríssimo Denis, aplaudo a iniciativa de limpeza do ribeirão.Gostaria de esclarecer que o ribeirão onde está sendo feita a limpeza não é o Custodinho e sim o Araras.O Custodinho é o próximo a Praça Francisco Paiva de Abreu; aqui mesmo na Peret. Espero que esse trabalho ganhe mais adeptos interessados na preservação do meio ambiente. Quanto as lixeiras as margens dos ribeirões já foram por mim pedidas diversas vezes mas, nunca fui atendida pela prefeitura ,assim como a limpeza dos ribeirões.Espero que os voluntários tenham mais sorte e consigam as lixeiras,o que impediria os transeuntes de arremessarem objetos nos ribeirões e que os moradores do bairro abram suas mentes para a necessidade de preservação e conservação dos ribeirões. Uma cidade limpa, não é a que mais se limpa mas, a que menos se suja.Parabéns aos envolvidos e aos que divulgam as boa novas do município. Abraços!