quarta-feira, 26 de junho de 2013

Brasil busca vaga na final da Copa das Confederações diante do Uruguai


MM
Após pouco mais de dois meses, o Mineirão volta a receber uma partida da Seleção Brasileira. O objetivo da equipe verde e amarela é apagar a má impressão do amistoso contra o Chile, disputado no dia 24 de abril, que terminou em empate de 2 a 2 sob forte vaia do público presente no Gigante da Pampulha. Nesta quarta-feira, às 16h, a oportunidade de modificar a escrita é excelente, já que os comandados de Luiz Felipe Scolari buscam a quarta vitória consecutiva na Copa das Confederações e uma vaga na decisão diante do Uruguai.
 O clima para esta quarta-feira estará dividido entre o jogo válido pela semifinal da Copa das Confederações e os diversos protestos que tomaram conta de Belo Horizonte e cidades vizinhas nas últimas semanas. No dia da partida entre Japão e México, ainda na primeira fase do torneio internacional, houve confronto entre a Polícia Militar e alguns manifestantes na Avenida Antônio Carlos e Viaduto José de Alencar, vias de acesso ao estádio. Para completar a situação, o Anel Rodoviário e as rodovias BR 381, 040 e 262 também foram bloqueados e o trânsito ficou parado em todos os locais.
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, decretou feriado municipal nesta quarta-feira por conta do jogo entre Brasil e Uruguai. Para conter todas as ações que possam comprometer a segurança de jogadores, torcedores e integrantes da imprensa, a Polícia Militar terá efetivo de mais de 5,5 mil homens e o exércitocontará com aproximadamente 1,5 mil. Os hotéis onde estão concentradas as seleções de Brasil e Uruguai terão vigilância reforçada.
A Seleção Brasileira prefere manter a concentração somente no futebol, conforme pedido pelo próprio técnico Luiz Felipe Scolari. Ele, inclusive, espera que a torcida reaja de forma diferente do amistoso contra o Chile, já que o atual momento da equipe é positivo. “Eles (torcedores) têm feito coisas que fazem com que os nossos jogadores tenham espírito diferente quando vão a campo. Quando eles entram em campo e participam junto ao público, a vibração é outra e os adversários sentem. Amanhã (quarta-feira) é dia de fazer isso novamente, com 60 mil, 70 mil, 80 mil pessoas vibrando pelo Brasil, fazendo com que o Uruguai sinta essa pressão”, afirmou o técnico.
Felipão manterá a mesma equipe que entrou em campo nas vitórias sobre o Japão, por 3 a 0, e México, por 2 a 0. Desta forma, o Brasil contará com os retornos de Paulinho no meio-campo, David Luiz na defesa e terá o trio ofensivo formado por Hulk, Neymar e Fred. O camisa 9 da Seleção, inclusive, voltará a jogar em casa, já que no passado ele brilhou com as camisas de Cruzeiro e América. “Joguei no América e no Cruzeiro. Tenho carinho especial pelas duas torcidas e respeito a do Atlético. Sendo uma decisão, o povo mineiro vai apoiar a todos da Seleção”, ressaltou Fred.
Pelo lado do Uruguai, o clima é de mistério em relação à escalação, mas é provável que o técnico Óscar Tabárez mande a campo o mesmo time que enfrentou a Nigéria na segunda rodada do Grupo B. Assim, o experiente Diego Forlán, que pertence ao Internacional, será o responsável pela armação das jogadas da Celeste Olímpica no Mineirão. Tabárez, inclusive, negou ter “escondido o jogo” no último treino de sua equipe.
O zagueiro Diego Lugano, que defendeu por quatro anos seguidos as cores do São Paulo, conhece bem o futebol brasileiro. Na opinião dele, o estilo de jogo verde e amarelo foi totalmente modificado. “O Brasil já deixou de fazer o futebol bonito e passou a ser uma equipe que faz faltas duras. Joguei quatro anos aqui e o futebol brasileiro é de força. Isso faz parte da tática deles. Batem mesmo”, observou. O defensor celeste ainda criticou Neymar por “simular faltas” durante os jogos. “Fico preocupado com as faltas simuladas. Ele inventou uma falta na Copa das Confederações (contra a Itália). Como ele é leve, engana os árbitros com facilidade”, completou.
Brasil e Urugai voltam a se enfrentar pela semifinal de uma competição após seis anos. Na última vez, pela Copa América, os brasileiros venceram por 5 a 4 na disputa por pênaltis depois de um empate em 2 a 2. Entretanto, ainda fica registrada a decisão da Copa do Mundo de 1950, no Maracanã, quando a Celeste Olímpica conquistou o título com triunfom, de virada, por 2 a 1. O outro confronto pelo mata-mata da Copa das Confederações será entre Espanha e Itália, na quinta-feira, também às 16h, em Fortaleza.
BRASIL X URUGUAI
BRASIL
Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari
URUGUAI
Fernando Muslera; Maxi Pereira, Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres; Diego Pérez, Arévalo Ríos, Cristian Rodríguez e Diego Forlán; Luis Suárez e Edinson Cavani
Técnico: Óscar Tabárez
Motivo: semifinal da Copa das Confederações
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: quarta-feira, 25 de junho, às 16h
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistentes: Carlos Atroza e Sergio Román (ambos do Chile)
Fonte: Super Esportes

Nenhum comentário: