quinta-feira, 27 de junho de 2013

Mães de alunos denunciam aparecimento de escorpiões em escola


DSC00691
Mães de alunos da Escola Municipal Solange Mendonça Reis, no centro de Três Pontas, procuraram a Equipe Positiva na tarde desta quarta-feira (26), para denunciar o aparecimento de escorpiões no estabelecimento de ensino. As crianças estão em risco e elas pedem providências urgentes à Secretaria Municipal de Educação. A escola atende 180 alunos na educação infantil, nos turnos matutino e diurno.
Preocupada a mãe Márcia Cristina Serafim tem uma filha que está a seis meses estudando na escola e  denunciou o aparecimentos dos  escorpiões. Surgiu o boato que já mataram mais de 26 mas, as mães não tem provas. A informação que ela obteve é que foi comentado pela direção da escola, que as férias seriam antecipadas para que a Prefeitura tome as providencias necessárias. “Viemos trazer nossos filhos e soubemos que as aulas terão continuidade normalmente.  Enquanto isso nossas crianças estão correndo risco, queremos providências. Ou eles antecipam as férias ou as crianças serem transferidas para outro local onde possam estudar com segurança, além dos alunos também professores. Nós estamos correndo o risco do Conselho Tutelar ir até nossas casas porque não estamos levando nossos filhos na escola”, disse Márcia Serafim. Isto porque, muitas mães estão deixando de levar os filhos para a escola com medo de que elas sejam picadas.
Outra mãe que está preocupada é Vânia Soares da Silva e Silva. Ela também confirmou que a intenção era  antecipar as férias para fazer as obras necessárias na escola. A diretoria procurou o prefeito para alugar um local para abrigar os alunos. Porém, quando tudo parecia estar certo, a Administração informou que o procedimento precisaria passar por um processo licitatório e isto demandaria tempo. Ela critica a ação de ter feito a dedetização do prédio com as crianças lá dentro. O cheiro forte causou problemas de saúde nos estudantes. Os funcionários alegaram que foi apenas um produto utilizado no pátio para realizar a limpeza. Algumas mães já até pediram a transferência para outras escolas.
Dona Juliana Nascimento Melo, tem também a preocupação de que o Bolsa Familia seja cortado, já que para receber o benefício, é necessário que a criança tenha frequência escolar.
DSC00695
Diretora disse que problema com escorpião é antigo 
Solange Chaves Ávila Amâncio afirmou que todas as medidas já foram tomadas e a escola já foi dedetizada três vezes. Professores e funcionários estão atentos. O engenheiro da prefeitura já fez uma avaliação de tudo que precisa ser feito. Madeiras do telhado serão substituídas e os ralos do esgoto serão reforçados.  Pequenos buracos que estão dentro das salas de aula também já foram detectados.
A escola realizou uma reunião com o Colegiado no dia 20 de julho e o assunto esteve em pauta. Os membros concordaram em manter as aulas até a chegada das férias,
no dia  19 de julho. Eles acreditam que não há necessidade de paralisar as aulas para estas pequenas reformas. ”Seguimos as decisões do colegiado que são os representantes de pais de alunos, professores e servidores”, alerta.
A orientação que Solange Amâncio recebeu da Secretaria de Educação foi para procurar um imóvel para que a Prefeitura alugasse. Porém, os procedimentos são burocráticos e não é simplesmente mudar a escola. Isto leva pelo menos um mês. “As mães querem que mudemos de um dia para o outro, mas as coisas não funcionam assim”, esclarece.
Sobre a diminuição no número de alunos, ela confirma a informação e diz que não pode obrigar ninguém a levar o filho para a escola. O problema é antigo, mas, nunca nenhuma criança chegou a ser picada por escorpião dentro da Escola Solange Mendonça Reis.
Secretário de Educação afirma que reclamação é pertinente, mas providências estão sendo tomadas DSC00698
A reclamação das mães sobre a infestação dos escorpiões é pertinente, porém, sempre ouve a aparição deles nas dependências da escola, informa o Secretário de Educação, Professor Érik dos Reis Roberto. A Administração está fazendo tudo que deve ser feito para resolver o problema. Profissionais já estiveram na escola junto com a Vigilância Sanitária e fizeram a inspeção de todo o prédio.
Sobre a mudança imediata da escola para outro local, o secretário disse que isto não passou de uma falsa esperança acreditaram.
Ele também lembra que neste caso, é preciso respeitar a decisão do Colegiado que se reuniu e chegou a conclusão de que as aulas não precisariam ser interrompidas neste momento. O grupo está acima de todo o sistema educacional, pois são eles, os representantes da comunidade escolar que representa, pais, alunos, professores e profissionais da educação.
A ata da reunião está disponível na escola que confirma que não houve o pedido para a alteração do calendário escolar com a antecipação do período de férias.

Nenhum comentário: