quarta-feira, 24 de julho de 2013

COPA LIBERTADORES: Chegou a hora da decisão histórica – Atlético e Olimpia


DDecisão
Atualização; 24/07/13  11:44
O mistério com relação à lateral direita permanecerá até o anúncio oficial da escalação do Atlético-MG, cerca de 45 minutos antes do início da decisão contra o Olimpia, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão. Michel, Rosinei, Leandro Donizete e Josué podem ser os donos da posição, que ficou ‘orfã’ por conta do terceiro cartão amarelo de Marcos Rocha, recebido na derrota, por 2 a 0, no Defensores del Chaco.
Das opções do técnico Cuca, Michel é o único lateral de ofício. Vindo do Almería, da Espanha, no meio de 2012, chegou ao Galo na condição de segundo reserva para a posição, já que Carlos César, hoje machucado, era o substituto imediato.
E Michel sai na frente dos demais não só por ser o único lateral, mas por ter treinado entre os titulares no único treino aberto à imprensa, no último sábado, na Cidade do Galo. Presente no time reserva do Galo nas partidas contra o Criciúma e Corinthians, pelo Brasileirão, Michel foi autor do cruzamento para o gol de Alecsandro, na vitória por 3 a 1 sobre os catarinenses, no Independência.
A opção de Rosinei, volante de origem, se dá por conta do poder de marcação e da versatilidade do jogador. Rosinei, que já marcou três gols com a camisa do Atlético-MG, aparece rapidamente no ataque quando atua como volante e tem boa saída de bola.
Josué e Leandro Donizete já são duas opções mais remotas para substituir Marcos Rocha. O primeiro deverá ser o companheiro de Pierre na contenção no meio-campo. O segundo corre contra o tempo para se recuperar do edema na coxa direita. Ambos são opões que priorizam a marcação.
Perguntado se o técnico Cuca já havia adiantado quem será o dono da posição, o volante Pierre preferiu não se comprometer e saiu pela tangente.
- Cuca não passou para gente, não definiu. Só vai definir momentos antes da partida. Mas tenho certeza de quem entrar vai dar conta. O entrosamento não vai pesar  e a gente vai fazer um bom jogo.
O Atlético-MG terá nesta quarta-feira, o jogo mais importante da sua história centenária. Se reverter a vantagem do Olimpia, o Galo será alçado ao patamar de um dos poucos clubes brasileiros a ser campeão da Libertadores. Para não deixar a oportunidade escapar os atleticanos contam com a experiência deRonaldinho Gaúcho, acostumado a grande decisões, e com Diego Tardelli, que já foi campeão da América.
“Fico feliz de ter a confiança dos companheiros, da comissão técnica e dos torcedores. Isso me deixa confiante, bem preparado para buscar fazer o meu melhor pelo Atlético-MG. É maravilhoso, em tão pouco tempo, receber todo esse carinho, admiração. Quero entrar para a história do clube. Agora é uma grande oportunidade”, disse Ronaldinho.
Tardelli já ergueu a Libertadores pelo São Paulo em 2005, e assim como Ronaldinho, tem o status de estrela do Galo. O jogador espera passar a vivência de uma decisão para o restante do grupo e repetir o sucesso da participação anterior.
“Sonho em fazer o terceiro gol que daria o título ao Galo. Essa é a cena que sempre passa na minha cabeça, um 2 a 0 sofrido e o terceiro gol meu. É a fita que sempre passa na minha cabeça. Quero fazer parte da história do Atlético-MG. Não me vejo saindo triste do Mineirão. Isso nunca passou pela minha cabeça, mesmo com o resultado adverso. Desta vez, não estou tão ansioso como estava na semifinal. Estou mais tranquilo, e quando me sinto assim, sei que vem coisa boa”, afirmou.
Com o veto da Conmebol ao Independência, estádio onde o Atlético ostenta uma série invicta de 38 jogos, o Mineirão será palco, pela quinta vez, da final da mais importante competição entre clubes das Américas.
A primeira vez que o Gigante da Pampulha sediou uma decisão da Libertadores foi em 1976. O Cruzeiro goleou o River Plate, da Argentina, por 4 a 1 no primeiro jogo da final diante de 58.720 torcedores. No ano seguinte, o Cruzeiro encarou o Boca Juniors e venceu por 1 a 0, com o apoio de 80 mil torcedores.
Vinte anos depois, em 1997, o Cruzeiro superou o Sporting Cristal, do Peru, por 1 a 0. O público foi de 95.462 torcedores. Em 2009, o Mineirão foi palco de uma das maiores decepções da história do Cruzeiro. Favorito, o time mineiro perdeu para o Estudiantes, da Argentina, por 2 a 1, diante de 64.800 torcedores.
Com a reforma do Mineirão para Copa do Mundo de 2014, a capacidade do estádio foi reduzida e os 62 mil ingressos colocados à venda estão esgotados. A expectativa em torno da decisão de hoje é enorme em Belo Horizonte. Cambistas chegam a cobrar R$ 1 mil por um bilhete.
O Atlético não atua no estádio desde maio. O retrospecto da equipe no novo Mineirão, inclusive, não é dos melhores. Este ano, o time jogou no estádio três vezes. Na reabertura, perdeu por 2 a 1 para o Cruzeiro. Depois, venceu o Villa Nova por 2 a 1 e, na decisão do Estadual, voltou a ser derrotado pelo Cruzeiro por 2 a 1, mas ficou com o título porque havia vencido o primeiro jogo no Independência por 3 a 0.
Para se adaptar ao local, o time chegou a treinar no domingo e na segunda-feira no estádio. A ideia do técnico Cuca era que os jogadores se acostumassem com a iluminação e a velocidade da bola.
Desfalque no primeiro jogo da final, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, Bernard garante empenho na busca pelo título.
“É como se fosse o último da minha carreira. Quero dar tudo que posso, dar além de 100% porque vai precisar. Então, vou dar o meu máximo, o que eu posso e até o que eu não posso, se é por mim, se é por meus companheiros. Quero fazer história, tenho uma oportunidade grande agora, quero correr atrás disso e depende única e exclusivamente da gente. Estamos cientes disso, vamos poder correr atrás e temos uma oportunidade grande”, disse o jovem talento atleticano.
Ele aposta na força da Massa para pressionar o Olimpia e alcançar o resultado que o Galo precisa para levantar a taça.
“A torcida vai ser o nosso 12º jogadore. É um jogo importante, mais de 60 mil, e essa ajuda vai ser muito grande. Caso a gente faça o primeiro gol, vai fazer com que a gente possa tirar força de onde não tem, vai ser um jogador a mais para a gente. Então, fico feliz com essa mobilização da torcida. Que ela possa comparecer em peso e nos ajudar durante os 90 minutos”, destacou Bernard.

Atlético faz jogo da história ante Olimpia em busca do título da Copa Libertadores

Thiago Castro - Superesportes

Estadio belo
Um lado tem dois gols de vantagem. O outro tem 60 mil gargantas dispostas a incentivar por todo o tempo no Mineirão para que seus jogadores façam história a partir das 21h50. Nesta quarta-feira, Atlético e Olimpia fazem o duelo final pelo título da Copa Libertadores 2013.
O lema “Eu acredito” empurra o Galo contra os paraguaios, que venceram o primeiro jogo, em Assunção, por 2 a 0. Para superar o Olimpia e ficar com o título, o Atlético tem mais do que a fé. Mostrou qualidade técnica, força emocional, jogadores experientes e vontade de vencer na trajetória da Libertadores.
O Atlético foi o melhor clube da primeira fase. Depois, passou com soberania pelo São Paulo. Contra o Tijuana, testou o coração dos torcedores. Ante o Newell’s, mostrou força de superação. Agora, a equipe de Cuca luta para mostrar que toda a caminhada não foi em vão. A briga é para fazer desta quarta-feira o dia da maior glória da história alvinegra.
“Meu desejo é dar tudo o que posso. Só 100% não adianta. É além disso. Vai precisar disso. Vou dar o meu máximo, o que posso e o que não posso, por mim e pelos meus companheiros. Quero fazer história e tenho uma oportunidade grande. Depende da gente”, afirma o meia Bernard.
A esperança alvinegra está depositada muito em Ronaldinho Gaúcho. “Estou muito motivado, pois é a chance de entrar para a história do clube, dar alegria para o torcedor que sempre me recebeu bem aqui, então a motivação é essa”, afirma o armador.
Por conta da capacidade do Independência, a Conmebol marcou a final para o Mineirão. “Não pode ter diferença de estádio, de referência. Mesmo se não der, é fazer com que dê certo. É não ter erro. Momento de decisão, quem errar menos, vence”, analisa Bernard.

Os times
Sem Marcos Rocha e Richarlyson suspensos, o Atlético adota o mistério em relação ao titular do lado direito da defesa. Michel, Rosinei e Luan disputam a vaga. Do outro lado, Junior César vai atuar.
Já o Olimpia tem dúvida na lateral-esquerda, segundo o técnico Ever Almeida. Enrique Meza tem chance de ocupar a vaga de Benítez para reforçar o poder defensivo. No meio-campo, Matías Giménez, por conta de uma gripe, foi vetado e dará lugar a Ricardo Mazacotte.
ATLÉTICO X OLIMPIA
Atlético:
Victor, Michel (Rosinei) (Luan), Leonardo Silva, Réver e Junior César; Pierre e Josué; Diego Tardelli, Ronaldinho e Bernard; Jô
Técnico: Cuca
Olimpia:
Martín Silva; Candia, Manzur, Herminio Miranda e Benítez (Enrique Meza); Eduardo Aranda, Wilson Pittoni, Ricardo Mazacotte e Alejandro Silva; Juan Manuel Salgueiro e Fredy Bareiro
Técnico: Ever Almeida
Motivo: Segundo jogo da final da Copa Libertadores
Primeiro jogo: Olimpia 2 x 0 Atlético, em Assunção (PAR)
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 24/07/2013, quarta-feira, às 21h50
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Humberto Clavijo (COL) e Eduardo Ruiz (COL

Nenhum comentário: