terça-feira, 15 de outubro de 2013

Prefeitos e lideranças se reúnem com governador Anastasia para pedir apoio à cafeicultura

Foto ilustrativa - Agência Minas

Encontro será hoje as 15 horas no Palácio Tiradentes. Governador ouvirá demandas dos produtores e as consequencias do preço pago ao café nos municípios sul mineiros

Denis Pereira – A Voz da Notícia

Os prefeitos do Sul de Minas de diversos partidos estão mobilizados e unidos para um encontro com o governador Antônio Anastasia, agendado para hoje, terça-feira (15), no Palácio Tiradentes as 15 horas. O movimento que partiu de Três Pontas, ganhou a adesão da Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP) e Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), que estão convidando os gestores filiados para conclamar o Governo do Estado para conhecer a sensibilizar-se com os problemas advindos da agricultura, especialmente dos municípios produtores de café.

A intenção é debater e discutir o mercado cafeeiro e a repercussão negativa dos preços baixos. As conseqüências são o desemprego, endividamento do produtor rural pelo alto custo dos insumos e equipamentos para a cafeicultura e até o aumento na criminalidade.
“Todos os municípios que são produtores de café estão passando por dificuldades, financeiras e sociais. Este preço do café que está sendo comercializado é inviável aos produtores. Por isto o desemprego está batendo a porta das famílias trespontanas, do Sul de Minas e dos estados do Espírito Santo, Paraná e São Paulo, disse o prefeito de Três Pontas Paulo Luis Rabello (PPS). Segundo ele, as lideranças políticas municipais e do café vão demonstrar o dia a dia nas cidades. Diz o prefeito, que o governador será reeleito representante para que juntamente com governadores destes estados afetados, levem à presidenta Dilma Rousseff (PT), o momento crítico para a economia nacional.

O movimento supra partidário, começou com a Cocatrel, tem apoio do Conselho Nacional do Café (CNC) e o envolvimento de todas as cooperativas. Os prefeitos de Três Pontas e Santana da Vargem, Paulo Luis Rabello (PPS) e Vitor Donizetti Siqueira (PT), já confirmaram presença. 

Nenhum comentário: