OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NA RÁDIO POSITIVA WEB, NO PROGRAMA SILVANO ALVES
QUE ESTÁ NO AR
* Só este ano, foram registrados até a última terça-feira (17), 287 ocorrências relacionadas ao trânsito, destes foram 146 acidentes de trânsito. PM quer trânsito mais seguro e tranquilo, visando o bem estar de quem usa a via pública
Denis Pereira
Voz da Notícia
Estacionar errado em locais proibidos, dirigir sem habilitação, não usar cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige, fazer ultrapassagens perigosas e exagerar na velocidade. O excesso destas infrações em Três Pontas, tem gerado um enorme número de reclamações de quem anda na linha. Prova disso é a quantidade de boletins de ocorrências confeccionados. Porém a Polícia Militar, ligou o sinal vermelho e anuncia rigor e medidas severas para quem descumpre o Código de Trânsito Brasileiro.
O comando da 151ª Companhia lançou na Praça Cônego Vitor nesta quinta-feira (19), a Patrulha de Trânsito (PATRAN), que vai se dedicar 24 horas exclusivamente ao patrulhamento preventivo e repressivo no trânsito e, não só no centro da cidade, mas nos bairros também. Perfiladas as viaturas e motos, no calçadão da Matriz Nossa Senhora D’Ajuda a PM oficializou o início dos trabalhos.
Em entrevista coletiva à imprensa, o Capitão Ricardo Francisco Gomes de Carvalho(foto) explicou que esta é uma guarnição especializada, composta por dois policiais, um sargento e um soldado – Barros e Ribeiro, respectivamente. Esta equipe será acompanhada por quatro motociclistas, que integram o Grupo Tático de Motos da Cia. que estará a todo tempo, em condição de apoiar as demandas da PATRAN.
É bom lembrar que nos últimos anos, com a estabilidade da economia, ficou mais acessível à compra de veículos, principalmente de motocicletas aumentando a frota em todo o país e em Três Pontas não foi diferente. “Diante deste aumento no tráfego de veículos, recebemos inúmeras reclamações denunciando o mau comportamento de motoristas e pedestres na cidade e o número de ocorrências relacionadas ao trânsito é impressionante, principalmente no centro. Percebemos que as informações eram verídicas. São muitos motoristas infringindo as normas de circulação. Esperamos que a comunidade entenda, pois foi ela mesma quem nos reivindicou e muito este trabalho”, detalha o capitão.
A intenção da PM não é distribuir multas e punições, ela quer condutores de carros e motos, mais conscientes, respeitando as normas de trânsito e o ser humano, antes que aconteça uma tragédia. Além de blitz’s, a Polícia Militar, a partir da PATRAN vai fazer campanhas educativas, como palestras e seminários.
A atuação desta patrulha especial, vai inclusive à zona rural, onde nos últimos dias, dois acidentes com vítimas fatais chamou a atenção da população. Capitão Ricardo avisa que por causa disso, muita gente vai se deparar com blitz’s em diversos locais inusitados, onde as pessoas dificilmente veem a polícia parar os veículos e em horários alternativos.
Como a patrulha trabalha exclusivamente no trânsito, quem se acostumou a andar e dirigir sem utilizar o cinto de segurança, ou falando ao telefone celular é bom tomar cuidado, porque ninguém será perdoado e será notificado. “Percebemos que ainda são poucas as pessoas que usam o cinto e isso é uma questão de hábito. Já dirigir falando ao celular, virou uma prática comum, apesar de ser ilegal e vamos coibir”, anuncia o comandante da companhia.
Insistente no assunto, o cerco continua fechado para os condutores de bicicletas motorizadas, que não respeitam as normas de trânsito, anuncia o Capitão. Elas são conduzidas a maioria das vezes por menores, sem equipamentos de segurança e documentação, que é a habilitação necessária. “Não vou sossegar enquanto ver uma bicicleta destas circulando de forma totalmente errada nas ruas da nossa cidade, repreende.
VEJAM OS NÚMEROS QUE COMPROVAM A INSEGURANÇA NO TRÂNSITO DE TRÊS PONTAS
De 1º de janeiro a 17 de maio de 2011
287 registros de ocorrências relacionados a trânsito
148 acidentes, sendo:
56 acidentes com vítimas no trânsito urbano.
92 acidentes sem vítimas.
9 ocorrências de pessoas dirigindo sob influência de álcool
10 pessoas dirigindo sem a Permissão ou sem a Carteira Nacional de Habilitação.
69 veículos retidos ou removidos
12 registros de ocorrências de trânsito na zona rural.
(Dois recentemente com a morte de um andarilho e um fazendeiro.)
Dos 287 registros de ocorrências, 131 deles foram na área central.
* Dados da Seção de Estatística da 151ª Cia.
4 comentários:
Quem sabe agora a situação melhora,pois estava tudo a vontade.Acho que a PM faz muito sim,mas tem hora que não se vê nem uma viatura.Sábado passado,que teve um evento no Clube Trespontano,só menores na rua.Achei um horror.Tomara que o capitão Ricardo tenha pulso firme,como teve um capitão até maio de 2.010.pois depois a coisa piorou demais,mas confio no seu trabalho e estou gostando desse movimento da PATRAN.Parabéns e continuem firme.
o cabo maciel de alfenas fez um trabalho diferenciado la que repercutiu na midia em todo brasil o transito de alfenas melhorou muito .ele ja trabalhou em tres pontas
o outro capitão acho q tá trabalhando em vga... tá com saudade dele vai pra lá!!!
Aquele, sim, era um capitão de verdade!!!
Postar um comentário