quinta-feira, 29 de setembro de 2011

EXCLUSIVO: Prefeita cede a pressão das educadoras e paga piso salarial amanhã. OUÇA A COLETIVA NA RÁDIO POSITIVA


A prefeita de Três Pontas Luciana Ferreira Mendonça (PR) cedeu, e vai pagar amanhã, sexta-feira (30), o piso salarial nacional das educadoras de R$1.187,00. O anúncio foi feito agora a pouco pela Chefe do Executivo em entrevista coletiva a imprensa. Há duas semanas 56 educadoras efetivas, estão em greve. A prefeita disse que havia convidado o presidente do Sindicato dos Servidores Ativos e Inativos do Município de Três Pontas (SINFAS), Valdeci Inácio de Assis, para participar da entrevista junto com as educadoras, mas, ninguém compareceu. 


Além deste assunto, a gestora falou da implantação de uma unidade do Minas Fácil, da inclusão de Três Pontas para receber recursos do ICMS Turístico, do show de Milton Nascimento no dia 10 de dezembro no Parque Multi Uso da Mina do Padre Victor e de três veículos que ela conseguiu junto a Receita Federal. 


A entrevista está na sendo veiculada no Programa Silvano Alves na Rádio Positiva Web. Ouça.
Comentários:

Elas merecem, o municipio precisa investir mais nas pessoas q cuidam do nosso futuro (as crianças) So espero q não seja mais uma das mentiras q a Prefeita anuncia à classe, como o pagamento de abono ganho na justiça q sairia e depois ela disse ter gasto o dinheiro. Sou pai e sei o quanto elas são importantes para nossos filhos....
Bem, já que as coisas em Três Pontas, "a cidade que fabrica suas próprias leis", funciona só na base da pressão, é hora daquelas pessoas que realmente fizeram concurso de nível superior para professores da rede municipal cruzar os braços também para ganhar o piso. E convidem a ex-secretaria de educação,  para participar também. Já que foi dela a brilhante idéia de mudar o nome do cargo de nível médio "recreadoras" para "educadoras infantis". O detalhe foi que a "mestra" se esqueceu que o termo educadora no dicionário é sinônimo de professora, ou seja, aquela que realmente vai para a sala de aula e alfabetiza as crianças. E não ficam apenas trocando fraldas e brincando com o filho dos outros...
Por Trespontano em EXCLUSIVO: Prefeita cede a pressão das educadoras ... às 15:32

Amada Trespoontana: Somos Educadoras, exercemos a função dentro dos Centros de Educação Municipal de Três Pontas; nossa função proposta pelo MEC (Ministério de Educação) Dentro dos Centros compreende o "Educar" (brincadeiras e jogos) totalmente Pedagógicas com as crianças e o "cuidar" também pedagógicos porque quando cuidamos das crianças, nós estamos ensinando e cuidando ao mesmo tempo da maneira que estudamos na faculdade. " Somos professoras sim, graduadas, possuímos o nosso diploma de curso superior, porém não somos alfabetizadoras, mas somos nós que preparamos as crianças para chegarem às salas de aula. Penso que esclareci bem o nosso grau de escolaridade e a nossa função. Foi extinto o termo Recreadora e o termo Creche há muito tempo. Possuímos um Portifólio onde registradmos todas as nossas atividades pedagógicas com fotos e registros escritos.
 
Na minha opinião elas(as educadoras infantis) deveriam ser mais valorizadas assim como os professores sao,pois elas ficam o dia inteiro com as crianças e os professores nao.Elas dão inicio em tudo,são a base da educação, possuem formação superior assim como os professores.Portanto devem que ser respeitadas da mesma forma, nao superior nem inferior, mas da mesma maneira.Voce que postou esse comentario sobre as "recreadoras" procure se informar melhor antes de falar, por lei elas possuem atribuições e o cargo delas não é recreadora mas sim "Educadora Infantil".
 
GOSTARIA DE PARABENIZAR AS EDUCADORAS PELA UNIÂO E FORÇA QUE ELAS ESTAO TENDO NESSE PERIODO EM Q ELAS ESTAO DE GREVE.VOCES ESTAO COM A LEI DO SEU LADO,NAO DESISTAM...
 
gosto muito desse blog pois posso falar o que penso sobre esta administração, que está uma bagunça  Por Anônimo em OUÇA NA RÁDIO POSITIVA: Luciana Mendonça fala sobr... em 28/09/11
 
até quando que esta prefeita vai enrrolar as educadoras, será que ela não conhece lei, é uma vergonha, eu como mãe fico indignada, agradeço muito a elas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Elas merecem, o municipio precisa investir mais nas pessoas q cuidam do nosso futuro (as crianças) So espero q não seja mais uma das mentiras q a Prefeita anuncia à classe, como o pagamento de abono ganho na justiça q sairia e depois ela disse ter gasto o dinheiro. Sou pai e sei o quanto elas são importantes para nossos filhos....

Anônimo disse...

O CONCURSO Q 90% DAS PROF EFETIVAS DO MUNICIPIO FEZ FOI DE NIVEL MEDIO,NAO SUPERIOR ,ESTE SO FOI EXIGIDO NO ULTIMO CONCURSO,Q AS APROVADAS FORAM NOMEADAS EM MAIO DE 2009.QUANtO A CRUZAR OS BRAÇOS E EXIGIR O PISO,CADA UM FAZ O QUE A LEI LHE PERMITE FAZER.ASSIM COMO AS PROF.,AS EDUCADORAS "TAMBEM" DÂO BRINQUEDO AS CÇAS,COMO O PROPRIO NOME DIZ ELAS AINDA SÂO CÇAS,QUANTO AO TROCAR FRALDAS AS EDUCADORAS O FAZEM SIM ,POIS È UM DIREITO DA CÇA QUE DEVE SER RESPEITADO ESTANDO ELA DENTRO OU FORA DA SALA DE AULA E ,NÂO ENVERGONHA NINGUEM SEJA EDUCADORA,BABA ,ETC FAZER ESTE TRABALHO POIS ISTO TAMBEM FAZ PARTE DA FORMAÇÂO DE CIDADÂOS Q AS CÇAS SERAO UM DIA.

Anônimo disse...

significado da palavra educador:(aquele q cuida,ensina ,da valores.)Professor:trabalha c as crianças as suas dimensões,ALIANDO O CUIDADO E A EDUCAÇAO.

Anônimo disse...

Cada qual deve se portar com dignidade, independente seu cargo, nível social ou escolaridade, ao invés de ficar criticando de forma ignorável o trabalho dos outros concentre-se no seu e procure fazer o melhor para alcançar o que almeja, não entendo sua dor de cutuvelo cara trespontana, não seja egoista, o que cabe a nós educadoras estaremos sempre a fazer, independente de suas críticas e condenações, estamos com a consciencia tranquila, uma vez que não somos ignorantes e realizamos um trabalho tão importante que o seu de alfabetizar, pois quando brincamos com os filhos dos outros estamos inserindo valores, interação, humanidade alegria conhecimento letramento e quando trocamos fraldas atendemos suas necessidades pois são crianças dependentes de nossos cuidados, atenção e carinho. Não fale dos outros simplesmente os respeite pois não lhe fizemos mal, ou fizemos? Querer receber melhores salários trabalhando quarenta horas semanais e carregar a responsabilidade de cuidar e educar crianças não é certo? Esqueça nomenclaturas não queremos estar em sala de aula, tomar o seu lugar, estaremos felizes ao continuar nos Centros Infantis juntas com nossas crianças de 4 meses aos 6 anos, quando não estivermos faremos qualquer outro concurso quem sabe para Especialista de Educação ou outra área, pois temos capacidade para isto.

Anônimo disse...

O trabalho das educadoras infantis é louvável e digno, porém uma simples ressalva faz a diferença: elas não são efetivadas como professoras de ensino fundamental já que não prestaram concurso para tal.Querem receber piso?então prestem concurso p/PROFESSORAS!!

Anônimo disse...

seria ignorancia(obvio q não somos) achar q somos EFETIVADAS COMO PROF.DE ENS.FUNDAMENTAL,novamente repito:SOMOS EDUCADORAS INFANTIS,PERTENCEMOS AO QUADRO EFETIVO DO MAGISTERIO NUMA LEI PROMULGADA EM 2005.E,respondendo ao seu questionamento,não precisamos prestar nenhum concurso p/ prof.para recebermos o piso:NÒS JÀ RECEBEMOS,e se "alguem discordar deste fato ,reclame ao stf onde ganhamos nosso processo por unanimidade,tá bom p/vc?

Anônimo disse...

PARECER CNE/CEB Nº: 7/2011

P.S.: A partir da página 8 o parecer explica as diferenças de transposição, transformação e enquadramento, e a partir da página 11 confiram o voto do relator.
TERÇA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 2011
O MEC RESPONDE QUE O ENQUADRAMENTO DO AUXILIAR DE CRECHE É LEGAL!
Nossos amigos da Educação Infantil Uberlândia nos alertaram sobre o parecer do Conselho Nacional de Educação n° 7/2011, ele foi elaborado para responder os questionamentos da Secretaria Especial de Relações Institucionais de Jaú-SP e possui o seguinte assunto:

Profissionais da Educação Infantil: possibilidades de sua inclusão na carreira do magistério da Educação Básica e consequente remuneração com recursos do FUNDEB.


É importante todos lerem o parecer na íntegra, mas destacaremos alguns trechos:


Art. 5º A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.


No mesmo sentido, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Portaria Ministerial nº 397, de 9 de outubro de 2002, que tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares, ao descrever as funções inerentes ao cargo de professor de creche, lista, dentre as funções tradicionalmente conhecidas como de magistério (promover a educação do aluno, promover a relação ensino-aprendizagem, planejar a prática educacional, avaliar as práticas pedagógicas etc), também a função de cuidar dos alunos, descrevendo-a detalhadamente de forma a contemplar: o acolhimento dos alunos, o acompanhamento nas atividades recreativas, a intervenção em situações de risco, o acompanhamento nas refeições, o ato de alimentar os alunos, o auxílio na colocação de roupas
e a troca de fraldas e roupas em geral. (disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTituloResultado.jsf)

Assim, as funções exercidas por servidores ocupantes dos cargos de recreador, como são os servidores objeto da consulta, ou sob qualquer outra denominação, como já mencionamos alhures, caracterizam-se como funções semelhantes às do magistério, haja vista que, como já dito, o ato de cuidar e educar são indissociáveis na Educação Infantil.
Este é só um pedaço do parecer , mas voc~e pode ler na integra.

Anônimo disse...

Amadas professoras e educadoras: sei do trabalho de cada uma de vocês e si que todas exercem suas funções com dignidade. Mas acredito que não seja necessário ficarem discutindo se é ou não justo isso ou aquilo. As leis estão ai para serem cumpridas.
O que asprofessoras e educadoras ainda não perceberam é que a tática dos governos é fazer com que as classes profissionais entrem em atrito e fujam do objetivo traçado por cada classe. Qual é o objetivo das professoras? qual é o objetivo das educadores? Acredito que não seja ficar dando alfinetada umas nas outras para se ferirem. MA esse é o objetivo daqueles que estão no poder. Que vocês percam tempo com picuinhas fúteis e não percebam o que está em volta de vocês. Se vocês puderem tecer comentários que produtivos ótimo, não é hora de picuinhas. Não fica bem nem para uma classe profissional nem para outra. Até os leigos já perceberam o que os governos fazem. Vocês ainda não? Acordem, já é hora. Essas picuinhas fazem de vocês pessoas medíocres e ignorantes. Coisa que acredito que nenhum educador/professor é. Que vocês sejam felizes nessa luta. Torço por vocês educadoras e professoras. Anômimo apaixonado pela educação

Anônimo disse...

Para você apaixonado pela educação:

Olha nós Educadoras Infantis estamos comemorando a nossa vitória até hoje e vamos continuar comemorando, porque vencemos uma grande batalha, difícil cheia de espinhos para tirar, mas tiramos todos ou melhor quase todos. Somos conscientes do que você disse: O objetivo dos que têm o poder.Nossos comentários são bem produtivos, estamos postando no blog documentos ou parte de documentos que mostram o porquê de nós termos batalhado tanto, porque infelizmente estamos tendo esta necessidade de dia a dia justificar a nossa causa, estamos sendo cobradas pela nossa vitória e você sabe muito bem por quem. Infelizmente elas não param de nos criticar, pensam que estamos fazendo injustiças, que não merecemos a vitória que alcançamos, tentam a todo instante encontrar provas para nos derrubar, isto é muito triste de falar aqui mas estou falando para esclarecer a você nossos comentários, então não considero nenhuma de nós medíocres nem ignorantes . Queremos ser felizes e pediria que se possível comemorassem conosco a
vitória,pois para nós é muito importante neste momento.
Abraços.

Anônimo disse...

A você anônimo: nem sempre podemos generalizar e procurar nos defender colocando todas as pessoas em um pacote só. sei que existem muitas professoras que comemoram junto com vocês a vitória e tem até, pelo que me parece seguido o exemplo de voc~es, lutando pela dignidade de melhores salários. Os comentários medíocres que citei não se referem as colocações sobre as leis e esclarecimentos postados, mas a perca de tempo com alfinetadas desnecessária, tanto das professoras, quanto das educadoras. Se lhe soou mal as expressões medíocres e ignorantes, peço-lhe desculpas, não tive intenção de ofender nem professoras muito menos educadoras. Acredito que esclarecimentos são necessário, mas as vezes é melhor deixar o silêncio falar por nós. o sábio não é aquele que tem respostas para todas as coisa, mas aquele que leva as pessoas a refletirem nos acontecimentos e buscar a sua própria resposta.
quanto a vitória de vocês, comemoro com muita alegria porque conheço o trabalho de vocês, tenho vários conhecidos que dependem desse trabalho por causa de seus filhos que estão com vocês diariamente e sei que é um trabalho de qualidade. Não discrimino nenhuma, professoras/educadoras pelos esclarecimentos, mas muitas vezes é melhor lutar em paz e no silêncio para que a vitória não perca o sabor. Torço por todas vocês professoras/educadoras para que tenhamos enfim justiça pelo menos próximo de nós na política.
Não sou professora e nem educadora, mas acredito que a educação ainda é a esperança de um mundo melhor, é claro que se contarmos com a ajuda de DEUS. Continuem lutando porque muitas vitórias ainda estão por vir. Apaixonado pela educação