sábado, 31 de dezembro de 2011

LUTO: Morre em Santana da Vargem MONSENHOR JOSÉ RIBEIRO


Monsenhor José Ribeiro, um dos responsáveis pela emancipação de Santana morreu aos 84 anos as 17 horas

Da Redação

Morreu aos 84 anos, na tarde deste sábado (31) às 17 horas, na cidade de Santana da Vargem, Monsenhor José Ribeiro. O religioso lutava contraMal de Alzheimer, Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável, mas, que possui tratamento. O corpo de Monsenhor será velado na igreja Matriz Nossa Sant'Ana e seu sepultamento será neste domingo as 16 horas, na Cripta da própria igreja, construída recentemente.


José Ribeiro da Silva é filho de Antônio Pereira da Silva e Rita Cândida Moreira da Silva. Seu nascimento se deu no dia 06 de fevereiro de 1927, na antiga Ponte Alta, hoje Monsenhor Paulo. Foi batizado na capela do Mundo Novo, pelo padre Pedro Storms. Crismado em 18 de agosto de 1933, em Campo do Meio, pelo Bispo Dom Inocêncio Engelke.
Nascido de uma família humilde e muito religiosa, desde pequenino manifestava inteligência vivaz e, pelo seu comportamento, sinalizava o que realmente aconteceu: que se transformaria em um cidadão honrado, alguém que dedicaria sua vida a amar incondicionalmente o próximo. 

Em 11 de fevereiro de 1939 foi matriculado no Seminário Nossa Senhora das Dores de Campanha. Recebeu as ordens menores em Monsenhor Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro de 1947. Em Passa Quatro, recebeu o Subdiaconato em 18 de dezembro de 1948, o Diaconato em Mariana no dia 31 de outubro de 1949, finalmente, no dia 8 de dezembro de 1949, dia dedicado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de sua cidade natal, foi ordenado sacerdote, aos vinte e dois anos de idade.         


Em 30 de agosto de 1953, recebe do Senhor Bispo da Diocese da Campanha a missão de cuidar da vida espiritual de seus conterrâneos, e assim, toma posse como vigário da paróquia de Monsenhor Paulo, cidade onde nascera e que o recebeu de braços abertos. Padre Zé Ribeiro, como era carinhosamente chamado, não se limitou às suas funções de vigário. Transformou-se no amigo, na pessoa com quem se podia contar nos momentos alegres e nos momentos tristes também. Era procurado por todos e a todos atendia, com um sorriso e uma palavra amiga, encorajadora e, principalmente, de fé. Era como se fosse membro de cada uma das famílias daquela comunidade.Quanta criança batizou! Quantas ele preparou para a Primeira Eucaristia! Foram inúmeros os jovens que receberam dele a bênção nupcial e também a muitos amigos ele acompanhou até a última morada! Dotado de uma inteligência ímpar, de uma capacidade sem medidas, um homem de fácil convivência e empreendedor, teve oportunidade de fazer o bem e, de certa forma, contribuir para o desenvolvimento da cidade de Monsenhor Paulo.
Mas, no dia 9 de junho de 1956, a pedido do então bispo diocesano, Dom Inocêncio Engelk, Padre Zé Ribeiro deixou sua terra natal para pastorear outro rebanho, assumindo a paróquia de Sant'Anna, na cidade de Santana da Vargem.

Foi com enorme tristeza que os paulenses despediram-se de seu vigário e conterrâneo, mas com a plena certeza de que ele iria continuar sua trajetória, fazendo o bem e ajudando outras pessoas. 
       
A pequena comunidade de Santana da Vargem mal podia imaginar quanto lhe seria importante a vinda daquele padre.  Que transformação iria ocorrer naquela cidade devido à visão de futuro daquele sacerdote!Na época, a cidade possuía apenas uma igreja de madeira e o desenvolvimento ainda era lento e inexpressivo. Padre Zé Ribeiro percebeu que seus fiéis eram pessoas honradas e firmes no trabalho, porém necessitavam de uma liderança que os levasse a transformar a cidade numa comunidade próspera e acolhedora.  À sua missão de pastor da Igreja, Padre Zé Ribeiro aliou a missão de político. Como político no verdadeiro sentido da palavra, passou a trabalhar principalmente pela melhoria da educação, com a criação de escolas e ampliação da oportunidade de retomada dos estudos àqueles que não a haviam tido na idade regular. Trabalhou ainda no sentido de promover a ligação asfáltica de Santana da Vargem ao eixo Belo Horizonte/São Paulo e aos principais pólos de desenvolvimento da região. Desta forma, como vereador e presidente da Câmara Municipal, sempre com atuação destacada e prestígio junto a políticos influentes, muito contribuiu para o desenvolvimento daquela cidade. No dia 8 de dezembro de 1999, ao completar 50 anos de sacerdócio, Padre José Ribeiro, uma pessoa iluminada e privilegiada por Deus, recebeu o satus de Monsenhor. Um merecido presente de aniversário, instituído pelo Papa João Paulo II. 

Nenhum comentário: