segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manifestantes fazem protesto no centro de Três Pontas


DSC00609
* Segundo a Polícia Militar cerca de 500 manifestantes, a maioria jovens, percorreram as ruas do centro da cidade por aproximadamente duas horas e não houve problemas
Denis Pereira – A Voz da Notícia
Três Pontas aderiu ao movimento que está sendo realizado em diversas capitais do País e ganhou força também no Sul de Minas. Na tarde deste sábado (22),adolescentes, jovens, adultos empunharam faixas de protesto, contra a corrupção no Brasil. A maior reclamação é quanto aos gastos gerados para a realização da Copa das Confederações e a do Mundo em 2014.
Os manifestantes se reuniram na Praça Cônego Victor, onde saíram fazendo barulho, escoltados pela Polícia Militar que recebeu reforço de Varginha para acompanhar o evento. Durante a caminhada eles mudaram o trajeto que ficou bem maior do que o programado. Na Praça Teodósio Bandeira, o grupo parou pela primeira vez onde cantaram o Hino Nacional Brasileiro meio ao grito de “vem prá rua”. A manifestação seguiu pela Rua José Bonifácio, até a chegada na Avenida Brasil onde está localizado o Bar do Raul no Catumbi.  De lá, a manifestação seguiu pela Rua Sete de Setembro, 21 de Abril, passou pela Praça Monsenhor Silveira, a do Cemitério, a Rua Américo Miari e chegou em frente a Câmara e a Prefeitura. Eles ocuparam por alguns minutos as escadarias da praça e gritaram pelo fim da corrupção. Como o previsto, eles não terminaram o movimento em frente ao Paço Municipal. Subiram a Rua Nossa Senhora D’Ajuda na contramão e desceram a Rua Coronel João dos Reis até a Avenida Oswaldo Cruz. Neste trecho eles chegaram a ocupar as duas vias e os homens da PM que estavam de moto agiram rápido para não prejudicar o trânsito. Na esquina com a Rua Azis Murad, o manifesto voltou sentido a praça, cortou a Avenida Ipiranga, pegou a Rua Barão do Rio Branco e parou de novo na Praça Cônego Victor.
O encerramento do movimento foi na escadaria da igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, todos posaram para fotos e cantaram de novo o Hino Nacional. Neste momento, a porta principal da Matriz precisou ser fechada para não atrapalhar a celebração da missa.
O comércio acompanhou o movimento e uma loja do centro chegou a contratar seguranças para evitar uma possível depredação. Não houve nenhum problema e nenhum boletim de ocorrências foi registrado por conta da manifestação. A estimativa da Polícia Militar é que cerca de 500 pessoas participaram do ato, que ganhou o nome de “Acorda Três Pontas”. A manifestação é apartidária, sem ideologia definida e ou grupos políticos e é uma extensão do movimento chamado “Passe Livre” que engloba o aumento de passagens do transporte público no Brasil, falta de atenção ao povo, a corrupção, entre outros.
O jovem Marcel Henrique faz um balanço positivo do Acorda Três Pontas e disse que superou as expectativas e mais gente do que era esperado participou. “Não tivemos nenhum problema e acho importante continuar as manifestações, mas, com cuidado porque a luta pode levar por um caminho que a gente não quer”, definiu Marcel.
A professora Maisa Patrícia Veloso viu com bons olhos a caminhada e se sentiu feliz em ver a juventude nas ruas, despertando para tantas coisas que vem acontecendo no Brasil e atentas aos fatos e acontecimentos da cidade. “Está bonito de ver esta moçada”.
DSC00611
DSC00606
DSC00605
DSC00603
DSC00598
DSC00597
DSC00649
DSC00653
DSC00644
DSC00637
DSC00633
--------

Nenhum comentário: