terça-feira, 17 de setembro de 2013

Novena do Padre Victor lota Matriz. Feira é confirmada na Oswaldo Cruz


DSC02293
DSC02267
Denis Pereira - A Voz da Notícia
Acordar quando o dia ainda nem amanheceu e ir à igreja. Não é apenas uma atitude de penitência é o dever de centenas de pessoas que todos os anos, prontamente, no dia 14 de setembro, começam a se preparem para a Festa do Venerável Padre Victor.
A celebração neste sábado (14) na Matriz Nossa Senhora d’Ajuda abriu a novena e as comemorações do 108º aniversário da morte do religioso, foi presidida pelo pároco padre Ednaldo Barbosa e concelebrada pelos vigários Elias e Frei Ivair (de Três Pontas), Bruno (reitor do Seminário de Filosofia em Campanha), Mateus (Córrego do Ouro) e Vânis (da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda.
Em seguida a procissão de entrada, a cruz e a escultura do Venerável foram recebidas no altar. Padre Victor ficou em lugar de destaque, junto a um painel montado, representando o tem da festa de 2013, “Padre Victor – Profeta da Justiça e da Paz”. O pombo sinal da paz e a balança representando a justiça se destacaram ao lado da mesa. “Ele foi um profeta da justiça no seu tempo. Ao assumir a comunidade, se preocupou com ela em todos os seguimentos, não ficando restrito apenas ao mundo da igreja, assumiu uma cruz e colocou a igreja a serviço da sociedade”, afirmou padre Ednaldo durante a homilia.
Algumas das virtudes do candidato a santidade e sua vida foram destacadas. Ao público falou das cruzes que todos carregam, desafios que precisam ser enfrentados, assim como o Anjo Tutelar que não desanimou.
Durante entrevista, enfatizou que a presença enorme dos fiéis na igreja, significa que Padre Victor continua vivo na memória do povo e que a graça de Deus tem se manifestado na vida da população.
Feira na Avenida Oswaldo Cruz
A tradicional feira, um grande atrativo da Festa do Venerável Padre Victor, desta vez não será no pátio da Faculdade de Três Pontas (Fateps), local que era cedido pela instituição à Associação Padre Victor que explorava o espaço para a colocação de barracas de vendedores ambulantes que vem de várias partes do país. “A faculdade não tinha mais condições de ceder o local para a feira”, informou Denise Barbosa Reis Abreu, uma das responsáveis pela Associação Padre Victor em Três Pontas.
Vários pontos foram estudados para abrigar os barraqueiros e apresentados ao Corpo de Bombeiros e o local definido conforme normas de segurança, foi a Avenida Oswaldo Cruz, no centro da cidade. O trecho que já está demarcado é entre o cruzamento da Avenida Ipiranga até o Sambódromo Jaime Abreu. Por conta desta mudança, de um local fechado para as ruas, não haverá diminuição no número de barracas, mas a Associação está planejando para que tudo continue sendo de forma organizada, evitando o mínimo de problemas possíveis.
A avenida não será totalmente interditada. Veículos como da Polícia Militar, ambulâncias, de moradores e comerciantes que tem estabelecimentos nela terão acesso.
A montagem das estruturas será permitida a partir de sábado (21). As vendas serão liberadas para os dias 22, 23 e no dia 24, na terça-feira os barraqueiros já estarão desmontando as barracas.
Os ônibus que ficavam na avenida vão estacionar desta vez na Avenida Prefeito Nilson Vilela, no Aeroporto e em terrenos que já estão sendo limpos nesta mesma região. Placas indicativas serão instaladas em vários pontos mostrando onde estão reservados para os veículos das romarias dos devotos de Padre Victor.
No fim da missa deste sábado, padre Ednaldo Barbosa pediu a colaboração da população, denuncie ambulantes que queiram instalar barracas em qualquer ponto da cidade, no meio das ruas, na porta de residências, que não seja na avenida. Quem quiser vender na feira, é preciso procurar a Associação Padre Victor. Lá será indicado o local apropriado e reservado para esta finalidade.
A orientação passada por ele é que a Polícia ou a Guarda Civil Municipal (GCM), sejam acionados. “Não podemos deixar que a festa se transforme em comércio. E não se pode colocar isto a cargo somente das autoridades”, esclareceu.
Programação
No 108º aniversário de morte do Venerável Padre Victor, a organização manteve os horários tradicionais de missas, entre os dias 14 a 22, durante a novena preparatória e no dia 23 de setembro, dia do aniversário de morte do sacerdote. A novidade será as celebrações que vão acontecer na véspera da festa com missas a partir das 7 da manhã. Na Matriz ainda tem horários extras com celebrações as 9:00, 10:30, 12:30, 15:00, 17:00, 19:00 e as 21 horas. A tradição da novena mantida a anos se repete em três horários, as 5 da manhã, as 15:00 e as 19 horas. Com exceção no domingo que a procissão é as 6:30 e a missa as 7:00.
No dia 23 de setembro, feriado municipal, os horários são os mesmos: 5:00, 6:30, 8:30, 10:30, 12:30, 14:30, 16:00, 17:30 e as 19 horas. No Parque Multi Uso da Mina do Padre Victor terá missa as 9 da manhã. Ainda na madrugada, o bispo da Diocese de Campanha Dom Diamantino Prata de Carvalho leva os fieis em procissão até a Capela do Padre Victor. A peregrinação começa na Matriz d’Aparecida e segue até a zona rural, onde acontece a missa, as 6 horas. A Corporação Musical “Luiz Antônio Ribeiro” se apresenta na praça as 4:30 da manhã.
A Festa do Padre Victor é uma organização da Diocese da Campanha, Associação Padre Victor, das equipes sacerdotais das paróquias Nossa Senhora D’Ajuda, Nossa Senhora Aparecida e Cristo Redentor e da Prefeitura de Três Pontas.
DSC02311
DSC02310
DSC02301
DSC02300
DSC02296
DSC02292
DSC02289
DSC02288
DSC02285
DSC02280
DSC02276
DSC02271
DSC02270
Padre Victor
Padre Victor nasceu em 12 de abril de 1827 em Campanha e viveu em Três Pontas. Era filho de uma escrava, mas foi bem criado e aprendeu o ofício de alfaiate. Quando jovem, sempre quis ser padre e com apoio do Bispo Dom Viçoso, que o acolheu no seminário de Mariana (MG), estudou latim e música.
Historiadores afirmam que o maior milagre de Padre Victor foi ter conseguido entrar para o seminário sendo negro e pobre. Sua madrinha de batismo, Mariana Bárbara Ferreira, doou-lhe um dote para que pudesse ir para o seminário onde passou por muitas humilhações, já que seus colegas brancos se recusavam a aceitá-lo. Em 14 de junho de 1851, foi ordenado padre.
Padre Victor voltou para Campanha e em 1852 foi para Três Pontas substituir um padre. Lá, o Venerável viveu por 53 anos até 1905, quando morreu. O religioso montou uma escola de música, chamada “Sagrada Família”, onde hoje é o Hotel Ouro Verde, na praça da igreja matriz da cidade.
O decreto que concede o título de Venerável a Padre Victor foi assinado no dia 10 de maio de 2012, pelo Papa Bento XVI em Roma, na Itália. Durante audiência privada, o Papa autorizou a promulgação de diversos decretos de milagres e de virtudes heróicas realizadas por Padre Victor.
O processo de beatificação e canonização de Padre Victor começou em 1993.

Nenhum comentário: