terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Varginha; Hospital Regional inaugura 10 leitos de UTI

O Hospital Regional de varginha inaugurou nesta segunda-feira (15) 10 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que já estão à disposição dos pacientes de toda a região que necessitam de internação em casos considerados mais graves. Os leitos estavam parados na instituição desde novembro de 2014, aguardando autorização da Secretaria de Estado da Saúde.
A ala que recebeu os leitos recebeu o nome do nefrologista Fernando Eugênio do Prado, que foi diretor de hemodiálise do Hospital Bom Pastor. Ele morreu em 4 de agosto do ano passado, depois de uma queda de cavalo.
De acordo com o diretor do hospital, Mário Terra, prioritariamente serão atendidos os casos que precisem de cirurgia cardíaca e neurocirurgia, os quais o hospital é referência no atendimento. "Mas nós temos até a obrigação de atender todos os pacientes que necessitarem dessa assistência", completa.
Além do encaminhamento pelo Sus Fácil, o hospital recebe pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Samu e das secretarias municipais da região que precisam de cirurgias.
Atraso
Os leitos de UTI do Hospital Regional ficaram prontos em novembro de 2014, e desde então, aguardavam o credenciamento na Secretaria de Saúde para começar a ser usados. Foram investidos R$ 1,5 milhão nos 10 leitos de UTI, segundo o conselho do hospital.

Em março do ano passado, uma reportagem da EPTV Sul de Minas mostrou que 11 pessoas da região aguardavam por uma vaga na UTI, segundo a Central de Regulação de Alfenas, responsável pelo Sus Fácil, que faz o encaminhamento dos pacientes de hospitais da região para os hospitais que têm esses leitos disponíveis.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a liberação dos leitos não teve andamento porque o hospital não enviou a documentação necessária dentro do prazo exigido no último edital divulgado em fevereiro daquele ano. Já a direção do hospital disse que não foi informada do edital e que, mesmo assim, o documento apresentava condições diferentes das que haviam sido combinadas em uma deliberação de 2013. Conforme o hospital, essa deliberação previa incentivos financeiros para que diversas unidades de saúde passassem a oferecer atendimentos da rede de urgência e emergência, e os valores das diárias que o hospital receberia estavam diferentes.
Em 2015, após o hospital fazer novas adequações exigidas pela Vigilância Sanitária, os leitos foram liberados para a população.
Leitos parados
Há ainda 15 leitos para pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) que continuam parados no Hospital Regional aguardando credenciamento. De acordo com o diretor do hospital, ainda não há previsão de quando os leitos serão inaugurados, que ainda dependem de autorização pelo Ministério da Saúde.

"Esses 15 leitos fazem parte do Plano de Ação da Rede de Urgência e Emergência e estamos aguardando, há mais de um ano também, o credenciamento", afirma Terra.
Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário: