quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

HOJE 25 de janeiro é DIA...

... da Conversão de São Paulo
... do Carteiro
... do Mercador
... do Varzeano

FATOS DO DIA

1500 - O navegador Vicente Pizón chegou a um território desconhecido por Portugal e Espanha. Acredita-se que se tratava do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.
1554 - A cidade de São Paulo foi fundada pelo padre Manoel da Nóbrega.
1915 - Uma ligação de Alexander Graham Bell, em Nova York, para seus amigo Tomas Watson, em São Francisco, inaugurou o serviço telefônico transcontinental.
1924 - Começou em Chamonix (França) a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno.
1930 - O São Paulo Futebol Clube foi fundado no dia do aniversário da cidade de São Paulo. O clube nasceu da fusão entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athletico Paulistano. Após um breve encerramento, o Tricolor seria refundado em 16 de dezembro de 1935. 
1934 - Armando de Sales Oliveira fundou a Universidade de São Paulo (USP).
1937 - A NBC Radio transmitiu o primeiro capítulo de "The Guiding Light", a novela de rádio mais longa a ser apresentada durante o dia. A novela migrou para a TV em 1958, na qual continuou a ser transmitida até o dia 18 de setembro de 2009. A novela mais longa de todos os tempos teve ao todo 15.700 episódios. 
1947 - Morreu aos 48 anos o mafioso americano Al Capone, que acabou preso por sonegação de imposto de renda e não pelos crimes cometidos na Máfia.
1949 - Aconteceu no Hollywood Athletic Club o primeiro Emmy Award, maior prêmio da televisão americana.
1954 - A Catedral da Sé foi inaugurada em São Paulo pelo então arcebispo d. Carmelo de Vasconcelos. A Igreja fica situada na praça que é o marco zero da cidade.
1958 - A Universidade de São Paulo instalou o primeiro reator nuclear da América Latina.
1961 - John Kennedy participou da transmissão da primeira coletiva de imprensa presidencial, de Washington para todo os Estados Unidos.
1964 - Pela primeira vez os Beatles atingem o topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos, com a música "I Want to Hold Your Hand" 
1971 - O presidente Emílio Garrastazu Médici inaugurou a hidrelétrica de Xavantes, em Paranapanema, no Estado de São Paulo.
1984 - Aconteceu na praça da Sé, em São Paulo, a maior campanha cívica já realizada no Brasil: Diretas Já, que pedia eleições diretas para presidência da República.
1990 - O general e ex-presidente panamenho Manoel Antonio Noriega foi condenado a 40 anos de prisão por tráfico de drogas e transferido para uma penitenciária de Miami (EUA).
1995 - Mísseis nucleares russos estiveram a ponto de ser lançados pelo presidente Boris Yeltsin quando os radares de defesa detectaram um lançamento de míssil perto da Noruega. As "malas nucleares" de Yeltsin e de seu principal comandante militar já estavam ativadas, pela primeira vez na história, quando chegou a confirmação de que não se tratava de um ataque contra a Rússia.
1998 - O Brasil derrotou a França por 9 a 2 e venceu o IV Campeonato Mundial de Futebol de Praia, tornando-se tetracampeão mundial da categoria.
2003 - Um confronto entre policiais militares e torcedores na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior disputada por Palmeiras e Santos deixou 28 feridos. Tudo começou com o atacante santista Nunes, que insultou a torcida adversária com uma banana.
2004 - Morreu, aos 85 anos, a corredora holandesa Fanny Blankers-Koen. Ela tinha o apelido de "dona de casa voadora" porque, aos 30 anos e já mãe de dois filhos, conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Londres (1948). Em 1999, a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) a elegeu "atleta do século 20".

Nenhum comentário: