quinta-feira, 8 de março de 2012

EXCLUSIVO: Hospital de Três Pontas é escolhido referência para integrar a Rede SAMU em Minas Gerais



Denis Pereira 
A Voz da Notícia
 
No fim da última semana, a prefeita de Três Pontas Luciana Ferreira Mendonça (PR), recebeu o seu secretário de Saúde Dr. Paulo Sérgio Diniz para ouvir uma boa notícia. O credenciamento do Hospital São Francisco de Assis a Rede do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU).
O serviço permite a organização e a racionalização da rede pública. Na central de regulação do SAMU, o médico atende a chamada de socorro e tem autonomia para fazer a triagem do atendimento. Se for preciso ser transferido, haverá vagas em leitos de emergências nos hospitais credenciados da região.
Com isto, a Santa Casa, passará a atender como algumas unidades básicas de saúde dos bairros Vila Marilena, Philadélfia e a Policlínica, no Protocolo de Manchester, por classificação de risco e não por onde de chegada. Todos serão atendidos de acordo com a urgência e ou necessidade de cada caso, assim como acontece em algumas regiões do Estado.
Um profissional é treinado para fazer a triagem. Ao chegar e passar por uma avaliação, o paciente é identificado por uma fita colocada no braço. A cor identifica a prioridade do atendimento. Se receber a azul, a pessoa pode ser atendida ou devolvida para uma unidade básica de saúde, pois ela não corre risco. Já o classificado na cor vermelho, tem atendimento imediato, os casos mais graves. O hospital usará um software, receberá todos os equipamentos chamados de ‘Trios’, para a triagem e atendimentos como desfibriladores, ressuscitadores, macas, cadeiras e uma ambulância UTI totalmente equipada, com eletro e bomba de fusão, que já está em Varginha, e outros aparelhos importantes para o atendimento à população da sede de micro. “A grande vantagem da rede SAMU não é a ambulância vermelha circulando, é uma rede organizada e hierarquizada. Assim como vamos receber alguns pacientes de outras cidades teremos se for preciso, vagas em outros sete municípios”, afirmou o secretário de saúde. Além de Três Pontas, serão credenciados os hospitais de Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Alfenas, São Lourenço, Passos e Varginha.
  
Há poucos dias, Três Pontas recebeu a notícia de que ganhou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construído na Rua Barão da Boa Esperança, na antiga Usina de Asfalto.  Com isso, o município terá duas portas de entrada para casos de urgência e emergência.
A prefeita Luciana ficou extremamente feliz e agradeceu mais uma vez o empenho de Dr. Paulo Sérgio e toda a equipe da Secretaria de Saúde que trabalha sempre buscando fazer o melhor à população. “Foram muitos pedidos, bem antes da visita do secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães e do deputado federal Diego Andrade,” considera a gestora.

Luciana lembrou a necessidade da compreensão dos médicos que terão que passar por treinamento específico para atender neste novo serviço. “Fizemos a nossa parte, agora, precisamos que os médicos nos ajudem e aceite passar pelo treinamento dentro dos parâmetros do Governo Federal,” espera Luciana.
O secretário explica que se caso algum profissional não queira se adequar ao novo sistema, eles precisarão ser substituídos.
Ao ser implantado o SAMU na Santa Casa de Misericórdia, o Ministério Público, o Poder Judiciário e outros setores serão chamados para entender como funcionará o Protocolo de Manchester.

A documentação pedida pelo Estado foi enviada no começo da semana para Belo Horizonte. 


Nenhum comentário: